Serviços de informação e comunicação foi o grupo que mais influenciou resultado para o mês

Serviços de informação tiveram resultado positivo
Foto: Reprodução
O setor de serviços cresceu 1,4% em setembro em comparação ao mesmo período de 2018, segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (12).
O resultado foi influenciado principalmente pelos serviços de informação e comunicação, de outros serviços e de serviços profissionais, administrativos e complementares.
Em contrapartida, a principal influência negativa ficou com o ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e pelos serviços prestados às famílias — explicado, principalmente, pela redução de receita vinda das empresas de restaurantes, de lavanderias, serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada; e de ensino de idiomas.
É importante destacar que setembro de 2019 (21) teve dois dias úteis a mais do que setembro de 2018 (19), o que acabou contribuindo para uma maior efetivação de contratos de prestação de serviços.
Houve crescimento de 1,2% em comparação a agosto de 2019. De janeiro a setembro deste ano, o setor acumula alta de 0,6% e de 0,7% nos últimos 12 meses.
O setor, que havia apresentado cinco taxas negativas durante o ano, mostra recuperação ao sair do patamar negativo no acumulado no ano. “Com essa alta, o volume de serviços zera as perdas ao longo de 2019 e passa a mostrar expansão no acumulado do ano de 0,6%, superando em 0,1% o patamar de dezembro de 2018”, comenta o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.