Portal Você Online

Setor primário de Manaus ganha equipamentos e novos editais

A ação integra o programa “Manaus + Agro”, que tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar.

O setor primário e a agricultura familiar de Manaus ganharam novo impulso nesta quinta-feira (4). O Senador Omar Aziz, ao lado do prefeito David Almeida, entregou equipamentos agrícolas e lançou novos chamamentos públicos voltados para associações rurais.

A ação integra o programa “Manaus + Agro”, que tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, garantindo alimentação de qualidade e mais renda às comunidades rurais da capital.

A iniciativa, fruto do Edital nº 001/2020, contemplou itens como roçadeiras, triciclos e motores rabetas, que irão auxiliar no trabalho diário dos produtores e no escoamento da produção nos polos agrícolas de Manaus.

Além disso, foram anunciados os novos Chamamentos Públicos nº 002/2025, nº 003/2025 e nº 004/2025 – Semacc, voltados à seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos que atuem na agricultura familiar e em comunidades ribeirinhas dos rios Negro e Amazonas.

Em discurso, o senador Omar Aziz destacou a importância de garantir não apenas a produção, mas também a segurança de mercado para os agricultores.

‘Só neste ano, a prefeitura vai investir R$ 17 milhões apenas na merenda escolar, o que dá segurança e prosperidade a quem produz’, afirmou.

O evento, realizado no Parque Amazonino Mendes, contou também com a presença do vice-prefeito e titular da Seminf, Renato Júnior, e do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa.

Omar lembrou ainda que, assim como na capital, também tem destinado emendas para a agricultura familiar em diversos municípios do interior do Amazonas, reforçando que essa é uma obrigação de todo parlamentar eleito pelo estado.

“Nenhum parlamentar do Amazonas deixou de ter voto aqui em Manaus. Todos nós temos obrigação com a cidade. Não estamos fazendo favor nenhum, estamos cumprindo nosso dever. Manaus é uma cidade complexa, com mais de 11 mil km², o dobro de Brasília, mas com orçamento cinco vezes menor. É por isso que cada parceria, cada recurso, faz a diferença”, destacou.

Com os novos equipamentos e a ampliação dos chamamentos, a expectativa é de que os agricultores familiares tenham mais condições de modernizar a produção, reduzir custos, fortalecer o abastecimento local e ampliar sua participação nos programas de compra pública, como a merenda escolar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *