No Dia do Agricultor, Governo do Amazonas destaca investimentos e avanços no setor rural
Entre Janeiro e Junho deste ano, o governo do Amazonas investiu no setor primário mais de R$ 9,2 milhões em financiamentos, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). O recurso foi aplicado nas atividades de avicultura, pecuária, pesca artesanal, piscicultura, olericultura, extrativismo florestal, fruticultura, agroindústria, e cultivos de açaí, guaraná, café e fibras.
O Idam também atuou, em todos os municípios do estado, na elaboração e acompanhamento dos projetos de crédito rural.
No Dia do Agricultor, comemorado nesta quarta-feira (28), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) ressalta o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.
Parcerias – Para incentivar o aumento na produção de alimentos e apoiar o agricultor na transição da agricultura de subsistência para agricultura comercial, a parceria com os órgãos de ensino e pesquisa como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) possibilitou a inserção de tecnologias no campo, a exemplo da mecanização agrícola, do pastejo rotacionado, do sistema de irrigação e da implantação de variedades produtivas do café.
Os municípios de Codajás, Borba e Nova Olinda do Norte receberam investimentos estaduais para a implantação de três Unidades Demonstrativas (UDs) de açaí irrigado. A iniciativa é resultado das ações do Projeto Prioritário do Idam para a cultura do açaí, que está beneficiando famílias rurais com apoio ao fomento, assistência técnica e capacitação.
Assistência ao agricultor – A frota de veículos do Idam foi ampliada para facilitar o deslocamento dos técnicos até as comunidades rurais mais distantes e de difícil acesso. Ao todo, 32 veículos modelo picape (Ranger e S10), orçados em mais de R$ 5,7 milhões, foram adquiridos com recursos estaduais e entregues até o momento aos municípios de Nova Olinda do Norte, Barreirinha, Manaus, Novo Remanso/Itacoatiara, Careiro da Várzea, Autazes, Manaquiri, Novo Aripuanã, Borba e Parintins.
O Instituto também adquiriu patrulhas e implementos agrícolas para apoiar agricultores na mecanização de áreas, possibilitando a troca da enxada pelo uso de máquinas eficientes. A tecnologia da mecanização, além de oportunizar o aumento da produção, evita novos desmatamentos e diminui o esforço físico do trabalhador no campo.