Exército Brasileiro assina acordo de cooperação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para a compra de equipamentos de segurança nas operações de fronteiras
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas, começou na segunda-feira (1) a implantação de um Sistema de Radiocomunicação Digital Trocalizado (SRDT) em sete cidades do Amazonas – consideradas como rotas do tráfico, às margens do Rio Solimões.
As obras iniciam pelo município de Iranduba seguidos de Parintins; Coari;
Tabatinga; São Gabriel da Cachoeira; Santo Antônio do Içá e Tefé e a previsão de instalçao completa está prevista em até três meses.
A instalação desse sistema é considerada um ganho imensurável para as instituições de segurança pública (estaduais e federais) e de defesa que atuam na referida região no âmbito da Operação Hórus – proveniente do Programa Vigia. O investimento é na ordem de R$ 13 milhões em radiocomunicação digital, segura e criptografada.
Como funciona – No total serão instalados sete sites nas torres da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e proporcionará a comunicaçao e interoperabilidde de excelencia entre diversos agentes de segurançça pública e defesa em grande parte da faixa de fonteira do Estado.
“Esse sistema proporcionará maior segurança aos operadores da fronteira, uma vez que o sistema possui capacidade de cobertura e tráfego de dados, com posicionamento de localização geográfica e gravação de áudio dos operadores e possibilita que todos operem na mesma faixa, seja Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal , Militar e Civil “, explicou o secretário-executivo do gabinete de gestão integrada de fronteira, tenente-coronel Almir Cavalcante.
Ele ressalta ainda, que esse sistema de radiocomunicação para missões críticas possuem vantagens como a interoperabilidade (comunicar de forma transparente) com aparelhos já existentes, além de possuir segurança criptografada, que impossibilita interferências externas.
Dessa forma os operadores de comunicação policial não tem suas conversas vazadas pelos criminosos, garantindo assim maior confiabilidade no trafego de informações nas operações de combate ao crime organizado transfronteiriços.
Aquisições: As aquisições foram realizadas no final de 2019 e estão sendo implantadas agora no Amazonas em virtude da pandemia -que fecharam as balsas de transporte que levariam os equipamentos para os locais de instalação:
1 – Iranduba.
2 – Parintins.
3 – Coari.
4 – Tabatinga.
5 – São Gabriel da Cachoeira.
6 – Santo Antônio do Içá.
7 – Tefé.