O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2019 divulgou na tarde desta segunda-feira (10) o nome dos aprovados em cada uma das 59.208 vagas disponíveis. Os interessados em conferir se estão entre os selecionados poderão consultar o site http://sisu.mec.gov.br/selecionados.
No total, 604 mil candidatos participaram desta edição, segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.
Aqueles que forem selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula. O prazo para fazer a matrícula vai de 12 a 17 de junho. Se a matrícula não for feita neste período, o estudante perde a vaga.
O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país.
Nesta edição, as 59 mil vagas estão distribuídas em em 1,7 mil cursos de 76 instituições de ensino. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este é o maior número de vagas ofertado para o segundo semestre desde a criação do programa.
Caso o estudante mude de ideia e não queira fazer o curso para o qual foi selecionado, ele poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 11 e 17 de junho.
Cresce o número de candidatos
Assim como o número de vagas, a quantidade de candidatos participando do Sisu do segundo semestre também aumentou neste ano. Em um balanço divulgado na tarde desta segunda, o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, afirmou que 604.205 candidatos participaram da disputa pelas 59.208 vagas.
O Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de vagas e de inscritos, 12.937 e 87.052, respectivamente.
O curso de medicina foi o que teve a concorrência mais alta, com 117 candidatos por vaga, “seguido por direito e administração”, afirmou Vogel, ressaltando que o curso de administração ofereceu o maior número de vagas.
Nota de corte
Três das cinco maiores notas de corte no Sisu foram para o curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) do campus Aterrado. Confira as cinco maiores notas de corte desta edição, segundo o MEC:
- Direito – 838,68 – Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus Aterrado, na ampla concorrência;
- Engenharia química – 837,50 – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), unidade sede, pela lei de cotas;
- Direito – 825,41 – Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus Aterrado, pela lei de cotas;
- Medicina – 819,51 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, pela ampla concorrência;
- Direito – 810,10 – Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus Aterrado, pela lei de cotas.
Calendário
- Inscrições: 4 a 7 de junho
- Resultados: 10 de junho
- Matrículas: 12 a 17 de junho
- Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho
- Resultado da lista de espera: 19 de junho (na instituição escolhida)