Portal Você Online

‘Situação crítica’, diz boletim médico do ator Paulo Gustavo

Como funciona a ECMO, pulmão artificial usado por Paulo Gustavo |  Coronavírus | iG

O ator Paulo Gustavo apresentou sinais de piora em seu quadro clínico, segundo comunicado de sua assessoria de imprensa, neste domingo (11). Internado desde 13 de março com Covid-19 no Rio de Janeiro, ele segue na UTI onde passa há alguns dias pelo tratamento por ECMO, sigla em inglês para “oxigenação por membrana extracorporal”, tipo de terapia intensiva usada em estado grave de Covid-19 

Segundo a equipe, o ator apresentou diversas complicações pulmonares que já demandaram procedimentos invasivos como broncoscopias, pleuroscopias e colocação de dispositivos intrapulmonares.

“Às fístulas bronco-pleurais identificadas e tratadas somaram-se a complicações hemorrágicas, mas que vêm respondendo, de certa forma satisfatória, à reposição dos fatores da coagulação deficitários”, disse a nota. 

Embora em situação crítica, o comunicado garante que todos os profissionais têm se empenhado incessantemente pela sua recuperação. 

“Todos os equipamentos necessários para o suporte da vida, como a ventilação mecânica e a ECMO continuam sendo necessários”, afirma o comunicado médico.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *