O militar participava da Operação Rio Negro, contra narcotráfico e crimes ambientais

Um soldado do Exército Brasileiro, que não teve o nome revelado, morreu nesta sexta-feira (1) durante a ‘Operação Rio Negro’, em combate aos crimes contra o narcotráfico e ambientais, próximo a região indígena Ilha das Flores, no município de São Gabriel da Cachoeira, interior do Amazonas. Os bandidos teriam furado a barreira dos militares do Exército e durante tiroteio, o soldado foi atingido e morrido ainda no local. Em nota, o Comando da 2ª Brigada de Infantaria e Selva lamentou a morte do militar e informou prestará toda a assistência aos familiares da vítima.

Em reação a ação dos traficantes, a PM informou ter prendido um homem em São Gabriel com R$ 27 mil, duas armas e uma quantidade não especificada de maconha. A polícia ainda não deu informações se a prisão tem relação com o confronto. Além de afirmar que um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar o caso.
Ilha das Flores – A Ilha das Flores está dentro da terra indígena Alto Rio Negro – onde o Exército mantém um base de fiscalização local – todas as embarcações são obrigadas a parar e são inspecionadas pelos militares. O local é de difícil navegação. O Rio Negro é rota de cocaína e de maconha produzida na Colômbia. A droga tem como destino Manaus, de onde é redistribuída, principalmente para o Norte e Nordeste do país.