
A matrícula de novos estudantes nas redes públicas de ensino estadual e municipal começa nesta quinta-feira (16) com a solicitação pelo site https://www.matriculas.am.gov.br/. O sistema será aberto no dia 10 de janeiro para os alunos novatos com deficiência e em 17 de janeiro para os demais, informou o secretário municipal de Educação Pauderney Avelino, e a secretária de estado de Educação Kuka Chaves, em entrevista coletiva na manhã desta quinta.
Kuka Chaves afirmou que a previsão para o início das aulas em 2022 é o dia 7 de fevereiro. “Nossa previsão de retorno às aulas se dá no dia 1º de fevereiro com a jornada pedagógica [para professores] e dia 7 de fevereiro de forma presencial”.
Para aqueles que precisarão fazer mudança pela ausência da nova série na unidade de ensino, o reordenamento começa em 5 de janeiro.
“O reordenamento, para alunos que já são da rede pública e que estudarão em outra unidade de ensino porque a atual não possui a série que cursarão em 2022, acontecerá no dia 5 de janeiro. E a confirmação do reordenamento será nos dias 6 e 7 de janeiro”, afirmou Pauderney.
Os responsáveis pelos estudantes que ingressarão na rede pública devem buscar o cadastro on-line. “No cadastro para alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site de ambas as secretarias. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro”, explicou o secretário municipal.
“Assim que o sistema for liberado para a matrícula de novos alunos no dia 10 de janeiro, para os alunos com deficiência, e no dia 17 de janeiro para os demais alunos, os pais e responsáveis precisam preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato”, pontuou.
Após encerrar o procedimento no portal, a unidade de ensino reservará a vaga da escola escolhida. Os documentos deverão ser apresentados no prazo indicado no sistema para confirmação da matrícula.
Quanto aos interessados em transferência, a solicitação para alunos com deficiência será nos dias 10 e 11 de janeiro. Já para os estudantes do ensino regular será em 12 e 13 de janeiro.
Os alunos retardatários terão o dia 19 de janeiro como prazo final para conseguir uma vaga. “Para quem perdeu os prazos de todas as solicitações, poderá ser realizada no dia 19 de janeiro, estando sujeito a disponibilidade de vagas na unidade escolhida”, afirmou Pauderney.
Em relação às escolas de tempo integral, o calendário é o mesmo, segundo o secretário municipal. “As vagas estarão disponíveis no site conforme o calendário de matrícula. Todos os que tiverem interesse estarão sujeitos a disponibilidade das vagas no site. Não serão trabalhados editais de maneira separada e as vagas ficarão disponíveis para o público em geral”. De acordo com Pauderney, as matrículas das creches serão abertas após a conclusão de todas as matrículas citadas.
Novas vagas
Pauderney afirmou que para 2022 serão ofertadas na rede municipal 67.714 novas vagas para alunos novos. “Para se ter uma ideia, a Semed tinha em 2021 capacidade de atendimento de 263.553. Em 2022 essa capacidade foi ampliada para 287.020 alunos. Deste total, vagas novas, 29.090 vagas para o ensino infantil e 30.476 vagas para o ensino fundamental. Para a Educação de Jovens e Adultos, 7.714 novas vagas e na educação especial, 434 vagas”, disse.
De acordo com a secretária Kuka Chaves, a Seduc ofertará 192 mil vagas a mais em 2022 em relação a 2021. “Sendo 43.260 na capital e no interior do Estado, 149.515”, informou.


