
Manaus se prepara para viver nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no Centro Histórico da capital amazonense, o “#SouManaus Passo a Paço”, considerado o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil e que este ano completará 10 anos. O evento foi lançado oficialmente, no final da tarde desta quarta-feira (10), pelo prefeito da cidadem David Almeida, no Pier 355, na orla do Rio Negro.
Organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o festival ocupará 63 mil metros quadrados da área central, integrando arte, música, gastronomia, moda e manifestações populares em uma proposta inclusiva e sustentável.
“Esse evento é um grande desafio. Assim que termina uma edição, já planejamos a próxima. Para 2025, conseguimos fechar 18 patrocinadores e ainda negociamos com mais seis. Isso reduz o impacto sobre os cofres públicos e mostra o quanto o festival tem complementar. O dinheiro da educação é da educação, o da saúde é da saúde, o da infraestrutura é da infraestrutura, e o da cultura é da cultura. Cada centavo é aplicado com responsabilidade. O “#SouManaus” é investimento em pertencimento, em arte, em qualidade de vida para o povo de Manaus”, afirmou o prefeito.
Com 17 palcos espalhados por ruas, praças e espaços culturais do Centro, o evento contará com seis palcos principais: Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Espaço Cultura Urbana e Espaço Moda. Cada um deles com uma identidade artística própria, proporciona experiências únicas ao público, de grandes shows a cenas urbanas, espetáculos de rua e exposições de artes visuais.
A retirada dos ingressos para os dias de evento, será a partir de troca de alimentos não perecíveis. As informações estarão disponíveis para a população em breve, no site do festival.

Produtos confirmados
Durante o lançamento, foram anunciadas 17 das 19 atrações nacionais que vão embalar os três dias de programação.
No dia 5, no palco Alfândega, os artistas do segmento gospel Alessandro Campos e Fernandinho já estão confirmados; no palco Malcher, Joelma, Simone Mendes e Bruno e Marrone também já têm presenças asseguradas.
No dia 6, o palco Alfândega receberá os artistas BK, Xamã e Poesia Acústica. O palco Malcher tem a presença confirmada da banda Calcinha Preta e dos cantores Pablo do Arrocha e Ivete Sangalo.
Fechando o festival, no dia 7, Paralamas do Sucesso e MC Livinho já confirmaram presença no palco Alfândega, enquanto Gusttavo Lima, Dubdogz, Ludmilla e XandAvião estarão no palco Malcher.
Esses nomes se juntam a mais de 2 mil artistas regionais e projetos culturais locais que ocuparão os demais palcos, reforçando o protagonismo da cultura amazônica e a proposta do festival como movimento de valorização da identidade manauara.
“Vamos ter uma grande feira com edital lançado pela Manauscult nos próximos dias. Gastronomia, circo, dança, artesanato, tudo estará presente. O festival vai movimentar o turismo, o transporte e a economia criativa. A expectativa é gerar entre 8 e 9 mil empregos diretos e indiretos, dando oportunidade a quem vive da cultura”, completou David Almeida.
Legado cultural e impacto social
O presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou que esta será uma edição especial, não apenas pelo marco de uma década, mas pelo legado construído.
“O ‘#SouManaus’ é mais do que uma festa, é uma política cultural consolidada. No ano passado, batemos registros de público, de arrecadação de alimentos e de artistas locais contemplados. Este ano, mais de 2 mil artistas vão se apresentar. Também precisamos de workshops, ações formativas e experiências transformadoras. É um festival democrático, que dá oportunidade a quem nunca teve acesso a grandes eventos. Parabéns ao prefeito David Almeida por acreditar na cultura como ferramenta de transformação”,
Jender também destacou os investimentos em formação profissional e inclusão criativa, com escritórios de moda, gastronomia e produção cultural, ministrados por especialistas como Maurício Duarte, Marcelo Flores e o chef francês Barsolea, em parceria com o Sebrae.
Segurança e inovação
Outra novidade anunciada pelo prefeito David Almeida é a atuação da Guarda Municipal com câmeras de reconhecimento facial, reforçando a segurança de todo o perímetro do festival. A infraestrutura do evento ainda contará com áreas acessíveis, ações de sustentabilidade e espaços para comercialização de alimentos e artesanato.
Comemorando 10 edições de sucesso, o “#SouManaus Passo a Paço 2025” se consolida como um dos maiores projetos culturais da história de Manaus. Muito mais do que um festival, ele é símbolo de uma cidade viva, inclusiva e criativa, que pulsa no ritmo da arte, da diversidade e do povo manauara.