Portal Você Online

SP declara toque de recolher, suspende esportes, fecha escolas e proíbe cultos

coletiva doria sp

O governador de São Paulo João Doria anunciou novas medidas restritivas para tentar frear o avanço da Covid-19 no estado. Entre as mudanças estão a limitação do horário de funcionamento de serviços essenciais, como supermercados, padarias e postos de gasolina, abertos somente até às 20h. As medidas devem entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira (15), e valerão até o dia 30.

Além disso, escolas estaduais, igrejas, jogos de futebol e lojas de material de construção terão as atividades suspensas. Trabalhos presenciais em escritório também serão vetados.

Unidades escolares seguirão parcialmente abertas somente para atender alunos socialmente vulneráveis que precisem receber merenda. Para a rede privada, o funcionamento será opcional, mas as escolas só podem receber 35% da capacidade total.

Os supermercados poderão funcionar até as 20h. Lojas de material de construção terão que fechar, assim como igrejas que só poderão receber fieis de forma individual. Jogos de futebol e outras esportes coletivos também não poderão acontecer. Escritórios só poderão funcionar em sistema de home office. Serviços de retirada de alimentos e produtos nos estabelecimentos está vetado. O delivery segue permitidos.

Também será adotado um toque de recolher entre 20h e 5h. É proibida a circulação nesse horário. Também está proibido o uso de praias e parques. Na capital, a ideia das autoridades é reduzir em 4 milhões o númerode pessoas circulando diariamente.

O horário definido pelo Executivo estadual é das 5h às 7h para indústria, das 7h às 9h para serviços e das 9h às 11 para comércio.

O governador destacou que é uma “medida impopular e difícil”, mas que há apenas duas maneiras de conter o vírus: vacina e distanciamento social.

Na terça-feira, o estado de São Paulo registrou 517 mortes por Covid-19. Trata-se do maior número de óbitos já apresentado desde o início da pandemia, superando, inclusive, o dia 2 de março, quando 468 vidas foram perdidas em 24 horas.

De terça para quarta, houve mais 469 óbitos por Covid-19 no estado. Com isso, o número de mortes devido à doença chegou ontem a 62.570.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *