Neste domingo (13), a SpaceX, empresa de Elon Musk, realizou mais um lançamento da Starship, a nave mais poderosa do mundo. O primeiro voo da nave espacial aconteceu em junho. Confira abaixo:
https://x.com/i/status/1845442658397049011
A missão cumpriu com sucesso a meta de pousar o propulsor Super Heavy (a parte debaixo do veículo espacial) na base de lançamento em Boca Chica, no Texas. Esse era o principal objetivo do lançamento deste domingo, para que a empresa chegue mais perto da reutilização completa da Starship.
Caso as condições não estivessem perfeitas para a tentativa, o propulsor faria a aterrissagem no mar, mais especificamente no Golfo do México.
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), que autoriza lançamentos de foguetes, disse à Reuters na terça-feira (8) que poderia aprovar um novo teste da Starship ainda em outubro, mas não confirmou o dia.
Nave Starship
- Tem 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro
- Poderá transportar até 100 pessoas
- É projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX
- Tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada
- Está sendo testada desde 2019
- Será usada para transporte de carga no programa Artemis, série de missões da Nasa para levar astronautas de volta à superfície da Lua
- No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX


