
O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Segurança (SSP-AM) iniciou, nesta sexta-feira (14), a devolução de 586 celulares recuperados pelo programa RecuperaFone. Esse é o quarto mutirão de entregas de aparelhos recuperados a partir de ações da Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), totalizando cerca de 3 mil unidades com donos identificados e publicados para restituição.
Lançado em setembro do ano passado, o programa tem atuado diretamente na recuperação de celulares roubados ou furtados. Desde sua implementação, em 2024, a iniciativa já recuperou mais de 7,3 mil aparelhos.
Somente nesta sexta-feira, 134 aparelhos foram restituídos aos donos. As devoluções continuam nos dias 17,18 e 19 de novembro, das 9h às 15h, na sede do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), localizada no conjunto Celetramazon, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul.
Para o coordenador do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi, o programa promove uma mudança de mentalidade ao desestimular a compra de celulares roubados, já que quem adquire esses aparelhos passa a ser notificado e chamado para prestar esclarecimentos.
Além dos 586 novos aparelhos, o Nirc tem mais de 800 celulares aptos para entrega do edital anterior. Todos os nomes dos proprietários encontram-se disponíveis no site da SSP-AM.
Reduções de roubo de celulares
O RecuperaFone vem contribuindo diretamente para a queda expressiva nos casos de roubo de celulares no Amazonas, alcançando em 2025 o melhor resultado dos últimos cinco anos.
Vinicius Almeida, ressaltou o sucesso do programa, que, a partir da integração entre as Forças de Segurança, reduziu para 28% os casos de roubos de celulares entre janeiro e outubro deste ano na comparação com o mesmo período de 2024.
“O programa é tão importante que só esse ano estamos com uma redução de 28% no roubo de celulares. Então, parabéns a todos os policiais civis, militares que trabalham em prol da sociedade”, afirma o titular da pasta da SSP-AM.
População exalta eficiência do RecuperaFone
Uma das 586 pessoas que tiveram o bem restituído a partir do novo edital foi a Maria das Graças. Ela agradeceu ao trabalho da segurança pública e reforçou a importância de registrar o boletim de ocorrência.
“O meu celular está em ótimas condições. Então eu estou superfeliz com isso e acho que a gente tem que acreditar mais na segurança, esse processo de fazer boletim de ocorrência funciona”, declarou.
Outra pessoa contemplada com a devolução do celular foi o pedreiro Constantino da Silveira Araújo, que ficou muito feliz ao receber uma mensagem do programa RecuperaFone confirmando a localização do aparelho e foi buscá-lo. Ele alertou a população para não comprar celulares de origem duvidosa.
O autônomo Victor Eduardo Nascimento Machado, elogiou o bom atendimento, incentivando outras pessoas a acreditarem no trabalho realizado pelo programa.
“Graças ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança, depois de um tempo eu consegui recuperar meu celular. Fui muito bem tratado, é um serviço de muita qualidade. Então, muito obrigado a todo mundo. E, se você não acredita no processo, é só acreditar, porque pode dar certo também”, enfatizou o autônomo.


