Portal Você Online

Startup de Manaus, smartBOX disputa vaga na final do HackBrazil neste fim de semana

Solução desenvolvida pela smartBox transforma caixas plásticas em unidades inteligentes monitoradas em tempo real, reduzindo perdas e garantindo conformidade regulatória no setor farmacêutico.

A startup amazonense smartBOX está na disputa por uma vaga na final do HackBrazil, competição nacional de startups organizada pela Brazil Conference, grupo formado por universitários brasileiros das principais universidades dos Estados Unidos. A definição das finalistas ocorre neste fim de semana.

A participação coloca Manaus novamente no radar do ecossistema nacional de inovação, ao lado de iniciativas de diferentes regiões do país que concorrem por espaço em um dos programas mais relevantes de aceleração e visibilidade para startups brasileiras.

A smartBOX já possui histórico de reconhecimento nacional. Desenvolvida em Manaus, a startup foi uma das vencedoras do Desafio Nacional de Inovação – Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A premiação reuniu 350 inscrições de todo o Brasil e selecionou apenas 20 iniciativas com soluções aplicadas a desafios produtivos e territoriais.

A solução apresentada pela smartBOX transforma caixas plásticas em unidades inteligentes monitoradas em tempo real.

Por meio de um dispositivo IoT, a tecnologia acompanha temperatura, umidade, localização e possíveis violações durante o transporte de cargas sensíveis, como medicamentos, reduzindo perdas e assegurando conformidade regulatória no setor farmacêutico.

Entre os vencedores da categoria Validação no Festival Curicaca esteve o empreendedor Ricardo Rodrigues, COO da smartBOX, que destacou o amadurecimento do projeto e sua aplicação prática.

A iniciativa foi reconhecida pelo potencial de impacto e escalabilidade, além do uso de tecnologia aplicada a problemas reais da indústria.

Sobre o HackBrazil

HackBrazil funciona como uma competição integrada a um programa de aceleração. Após a fase de seleção, as startups participantes recebem mentorias, treinamentos e acesso a recursos estratégicos para aprimorar seus modelos de negócio.

As três finalistas apresentam seus projetos no palco da Brazil Conference, diante de uma audiência formada por investidores, especialistas e representantes do ecossistema de venture capital.

Além da visibilidade internacional, a startup vencedora do HackBrazil concorre a um prêmio de R$ 100 mil, além de oportunidades de conexão com fundos, aceleradoras e líderes do setor de inovação.

A definição da vaga da smartBOX para a final reforça o protagonismo de soluções desenvolvidas na Amazônia e evidencia o avanço do ecossistema de startups do Amazonas em competições de alcance nacional.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *