Portal Você Online

STF manda governo divulgar números acumulados da Covid-19

Diretores de faculdades de direito de SP saem em defesa de ...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou agora à noite (8) que o Ministério da Saúde retome a divulgação do número acumulado de mortes e de casos confirmado de Covid-19. 

O ministro atendeu a pedido da Rede, PC do B e PSOL, em ação contra o governo pela omissão dos dados nos últimos dias.

“A pandemia de COVID-19 é uma ameaça real e gravíssima, que já produziu mais de 36.000 (trinta e seis) mil mortes no Brasil e, continuamente, vem extenuando a capacidade operacional do sistema público de saúde, com consequências desastrosas para a população, caso não sejam adotadas medidas de efetividade internacionalmente reconhecidas, dentre elas, a colheita, análise, armazenamento e divulgação de relevantes dados epidemiológicos necessários, tanto ao planejamento do poder público para tomada de decisões e encaminhamento de políticas públicas, quanto do pleno acesso da população para efetivo conhecimento da situação vivenciada no país”, escreveu na decisão.

Saiba mais

A divulgação do boletim diário da situação da Covid-19 no país é uma atribuição do Ministério da Saúde, que vinha divulgando os dados, até a última semana, às 19h.

Porém, a tabela atualizada foi atrasando a cada dia, até que, na última quarta-feira (4), foi distribuída apenas às 22h, horário que se repetiu nos dias seguintes.

A plataforma Covid-19, que é mantida pelo governo, também ficou fora do ar. O ministério também mudou o formato da divulgação, informando apenas os casos e óbitos novos, e não o acumulado total.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *