
O terceiro submarino da Classe Riachuelo, o Tonelero (S42) será lancado ao mar no próximo dia 27 de março, durante uma cerimônia militar a ser realizada no Estaleiro de Construção (ESC), localizado no Complexo Naval de Itaguaí. A informação é do Defesa Aérea & Naval.
Segundo reportagem do site, assinada pelo jornalista Guilherme Wiltgen, a data foi divulgada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que também exerceu o cargo de Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, durante uma apresentação institucional da Marinha do Brasil.
O S-BR3 está em construção no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um ambicioso programa resultante do acordo estratégico entre o Brasil e a França em 2008.
O lançamento ao mar e o batismo do Submarino Tonelero vai marcar o início do processo de testes para o futuro comissionamento de mais um submarino da Classe Riachuelo, baseado no projeto Scorpène da gigante francesa Naval Group, construído pela Itaguaí Construções Navais (ICN).
Em janeiro de 2017, a Nuclebras Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), entregou a primeira seção do SBR-3 (2A) e em outubro de 2020, com 18 metros de comprimento e pesando o equivalente a 234 carros populares, a Itaguaí Construções Navais (ICN) iniciou a transferência da UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas) para o ESC (Estaleiro de Construção). A transferência da seção 2A marcou a fase de preparação final do terceiro submarino convencional do Prosub.