
Nesta segunda-feira (5), o Brasil e o mundo celebram o “Dia da Amazônia”. Além de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical e da sua biodiversidade para o planeta, a data também remete a um modelo de desenvolvimento regional de sucesso: a Zona Franca de Manaus (ZFM), um polo industrial em Manaus com mais de 600 empresas sem chaminé e não poluente.
Criada nos anos 60, a ZFM tinha como objetivo povoar e desenvolver a Amazônia, mas acabou consolidando um distrito industrial que concentra atualmente fábricas de produtos eletrônicos e tecnológicos responsável por mais de 80% da economia do Amazonas.
A Suframa é a autarquia, vinculada ao Ministério da Economia, responsável por esse processo desenvolvendo essa política que acabou preservando a floresta nativa do estado do Amazonas.
São 55 anos de história, que viabilizaram a implantação dos polos comercial, industrial e agropecuário, e cujo planejamento das atividades visam promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de dezenas de milhões de amazônidas, na área de abrangência da ZFM:
- Amazonas,
- Acre,
- Rondônia
- Roraima
- Amapá
Um trabalho que busca identificar oportunidades de negócios, atrair investimentos nacionais e estrangeiros para a região, tanto para o Polo Industrial de Manaus (PIM), quanto para os demais setores econômicos das referidas áreas.
Programação gratuita
O Amazonas tem programação gratuita e mobilização pela conservação das florestas na Semana da Amazônia. As atividades fazem alusão ao Dia da Amazônia, celebrado nesta segunda-feira (5).
Na lista de eventos, estão ações de engajamento, apoio a festivais culturais, exposição e lançamento de um podcast e de uma reportagem especial, entre outras atividades.
Até esta segunda-feira (5), a FAS realiza o Esquenta da Virada Sustentável 2022, que marca o lançamento oficial da 8º edição da Virada Sustentável Manaus, programada para novembro.
O evento é uma prévia do festival e terá atividades como yoga e shows de artistas como Márcia Novo e Jander Manauara. O “esquenta” está sendo realizado no espaço “Sun Manauara”, no Manauara Shopping, das 17 às 21h, e também abre espaço para uma edição especial da Feira da FAS, com a participação de 40 expositores.
A FAS também leva a programação da Semana da Amazônia para o Centro Histórico de Manaus, nesta segunda-feira, com a campanha “Eu Voto Na Amazônia Viva”, cujo objetivo é conscientizar a população para votar em candidatos que tenham propostas pela conservação da floresta amazônica. A mobilização ocorre no Largo de São Sebastião e no Paço Municipal.
A campanha também marca presença no movimento “Remada Ambiental”, nesta segunda-feira, que acontecerá na Marina do Davi, com voluntários fazendo uma ação recolhendo resíduos sólidos dos rios na região.
Ainda na segunda-feira, haverá uma apresentação, de iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, no Teatro Amazonas, com os artistas David Assayag e Márcia Siqueira, que terá a interpretação da música “Amazônia”, ação articulada pela FAS em homenagem à data.
Para além do Amazonas
Em Macapá (AP), a FAS participa, neste domingo, da Feira Multicultural e do Festival “Nossa Amazônia”, realizada no Mercado Central. A programação inclui uma feira de sociobiodiversidade, programação musical e apresentação da campanha “Eu voto na Amazônia Viva”.
A campanha da FAS compõe o Festival Rexistência II, no Parque Rangedor, em São Luís (MA). O festival, dedicado ao Dia da Amazônia, terá apresentações artísticas e engajamento político pelo futuro da região.
Multimídia e exposição
A Semana da Amazônia também mobiliza o público no ambiente virtual. Desde o dia 1º de setembro, as redes sociais da FAS exibem um compilado de vídeos com influenciadores e jovens do programa da FAS Repórteres da Floresta respondendo à pergunta “Por que eu voto na Amazônia Viva?”. A influenciadora digital Samela Sateré Mawé iniciou a programação nas redes.
Nesta segunda-feira, dentro da programação do Esquenta da Virada Sustentável Manaus, aproximadamente 20 voluntários vão estender uma bandeira no Largo São Sebastião com a mensagem “Amazônia Viva”. A ação será filmada por drone e transmitida pelas redes sociais da instituição.
Por fim, até o dia 11 de setembro, a FAS leva ao Shopping Manaus ViaNorte, na Zona Norte da capital, a exposição do projeto “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”, com imagens impactantes que evidenciam a problemática do despejo incorreto de resíduos sólidos nos rios da Amazônia. A iniciativa é executada pela FAS em parceria com a Coca-Cola Brasil.