Abraciclo informou que protocolou duas propostas de revisão, junto à Suframa, e reunião na sede da Autarquia serviu para discutir as alterações nos Processos Produtivos Básicos (PPBs) relacionados a cicloelétricos e bicicletas.

A Suframa e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) estão unindo esforços para modernizar os Processos Produtivos Básicos (PPBs) relacionados à produção de cicloelétricos e bicicletas.
Em reunião realizada nesta semana na sede da Suframa, representantes das duas entidades discutiram propostas para ajustar as regras de fabricação ao cenário atual do mercado.
No final de outubro, a Abraciclo protocolou junto à Suframa duas propostas de revisão nos PPBs:
- Segmento de bicicletas: Busca modernizar as etapas de produção e garantir maior flexibilidade nas regras.
- Motocicletas elétricas: Sugere ajustes para atender às demandas do mercado atual e fomentar a competitividade.
Essas mudanças buscam não apenas atualizar os processos, mas também valorizar a produção nacional e manter a indústria local competitiva.
Os Processos Produtivos Básicos (PPBs) definem as etapas mínimas que devem ser realizadas no Brasil para que produtos como bicicletas e motocicletas elétricas possam receber incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus.
Essa regulamentação é elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a participação da Suframa e de entidades do setor produtivo.
Durante a reunião, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reafirmou o compromisso da autarquia em apoiar iniciativas que impulsionem a industrialização na região.
“É essencial que as atualizações nos PPBs estejam em sintonia com as demandas da indústria, promovendo competitividade e fortalecendo o Polo Industrial de Manaus”, destacou o superintendente.
Além de Saraiva, participaram da reunião o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; o coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Maurício Itikawa; e a assessora da Superintendência-Adjunta de Projetos, Camilla Carneiro.
Representando a Abraciclo, participaram o presidente Marcos Bento; o vice-presidente, Fernando Rocha; o diretor-executivo, Sérgio Oliveira e o supervisor de RI do segmento de bicicletas, Alan Sicsic.


