Portal Você Online

Suframa promove exposição com produtos do Polo Industrial de Manaus em Brasília

Começa na próxima terça-feira (7) até a quinta-feira (9), a segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), na Ala Sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com cerca de 30 estandes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados. Nos três dias de evento, o público poderá comprar produtos fabricados na ZFM.

O evento, que é promovido pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) e a Suframa, com o objetivo de destacar a relevância da Zona Franca de Manaus (ZFM), já está nos preparativos finais.

No estande da Suframa, vídeos institucionais sobre a ZFM e a cidade de Manaus serão apresentados em looping (repetição). A Autarquia também distribuirá material informativo institucional e sobre serviços oferecidos pela Suframa.

Com a presença confirmada de ao menos 17 grandes nomes do universo científico e empresarial, o evento tem como foco central a promoção da sustentabilidade na região amazônica, alinhada à tecnologia. Durante os três dias, o público terá acesso a uma variedade de produtos e inovações diretamente do Polo Industrial de Manaus.

O debate inaugural da FesPIM 2023 será conduzido pelo superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, sob o tema “A Zona Franca de Manaus como instrumento de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia”.

Outro destaque nos debates é a presença do economista-Sênior do Banco Mundial, Etienne Kechichian, que lidera trabalhos sobre a competitividade dos setores industriais através do crescimento de políticas verdes e amigas do clima.

Com o envolvimento de especialistas de diversas áreas da Amazônia, a 2ª edição da FesPIM promete ser um espaço enriquecedor para discutir e promover práticas sustentáveis, soluções inovadoras e tecnológicas, alinhadas à preservação da floresta em pé.

Programação

Etiene Kechichian, Especialista Sênior em Desenvolvimento do Setor Privado e economista no Banco Mundial. O americano atua como líder das Indústrias Climáticas Eficientes no banco e é coautor de um manual sobre o desenvolvimento de zonas de baixo carbono.

José Alberto da Costa Machado, Doutor em Desenvolvimento Socioambiental e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação. O especialista já foi coordenador de Pesquisas em Sociedade, Ambiente e Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e é ex-coordenador-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa.

Valdeni Rodrigues, empresário e CEO da TecToy desde 2019, é especialista em Gestão Comercial e Empresarial no Setor de Tecnologia, com passagens em empresas como Ascential, Cognos Analytics, Informática, IBM e Compuware. Sua liderança é fundamental na revitalização da renomada TecToy, impulsionando o desenvolvimento de novas unidades de negócio e a modernização da estrutura fabril, fortalecendo sua posição como referência no mercado de eletroeletrônicos do Brasil e da América Latina.

Marcos Antonio Bento Sousa, atual diretor-executivo da Honda South America e presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Tema: Amazônia e a Bioeconomia
Dia 8/11 – 16h às 17h

Alfredo Kingo Oyama Homma, engenheiro agrônomo e Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Premiado profissional com honrarias, incluindo o Prêmio Jabuti (1999) e Prêmio Samuel Benchimol (2004, 2010), é pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Belém) e Professor Visitante da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Ricardo Luiz Ludke, engenheiro florestal pela Universidade Federal de Viçosa, com Mestrado em Ciência Florestal. O profissional atua há 25 anos em Manejo Florestal Empresarial e Comunitário e ajuda com a implantação, condução e auditoria de processos de Certificação Florestal (FSC).

Elias Moraes de Araújo é diretor-presidente da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) e diretor geral do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Atuou por 35 anos em várias empresas do PIM, nos cargos de gestão, como Multibrás, Brastemp, Samsung, Gradiente, Savcor e Mitsubishi Electric. Foi responsável pela implantação e pelo projeto de qualificação da Fuea.

Tema: Zona Franca 2073, quais são as estratégias?
Dia 9/11, 14h15 às 15h30

Fazendo referência à Emenda Constitucional 83, que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus por 50 anos, ou seja, até 2073, o painel em questão discutirá os planos para a manutenção do Polo Industrial de Manaus (PIM). Para compor o debate, José Jorge do Nascimento Júnior, administrador graduado e com especialização em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Amazonas, trará sua experiência no mercado de eletroeletrônicos.

Já Farid Mendonça Júnior, advogado, economista, administrador, assessor parlamentar no Senado Federal e é ex-secretário de Relações Internacionais do Estado do Amazonas, conversa com os colegas de mesa sobre a internacionalização da Amazônia.

Participam também da discussão, Saleh Hamdeh, diretor-executivo da HAMDEH EMPRESARIAL e à frente das relações governamentais do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam); e Thomaz Nogueira, Consultor Empresarial, ex-superintendente da Suframa e ex-secretário de Planejamento do Amazonas.

Tema: Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia
Dia 9/11, às 15h45 às 17h

Antônio de Lima Mesquita, biólogo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é Doutor em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia e especialista em painéis lignocelulósicos de palmeira amazônica. Dentro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), coordena a Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual.

Samy Lima Assi, especialista em Lei de Informática, atua como consultor e analista de sistemas. Atualmente, gerencia o Núcleo de Inovação Tecnológica do Sidia Instituto de Tecnologia.

Fernando Campos de Arruda Junior é engenheiro eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung. Há mais de 40 anos dedica-se à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no país e, por ocupar cargos de diretoria em importantes centros de pesquisa como o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), é um nome relevante para o cenário da tecnologia nacional.

Marcio Ramos de Oliveira é Doutor em Astrofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É também coordenador-geral de Promoção à Inovação e ao Transbordamento do Conhecimento no conselho.

Leandro R. Santos, engenheiro, Mestre em Gestão Industrial e especialista em Qualidade/Produtividade pela UNIFEI, especialista em Administração de Empresas pela FGV e gestor executivo pós-graduado pela Universidade de Stanford.

Tema: Universalização Energética da Amazônia
Dia 9/11 – 17h30 às 18h45

Marcelo Rodrigues, engenheiro eletricista pela UFMG, com MBA e formação de conselheiro pe…

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *