
Com a apresentação de palestras para mais de cem produtores rurais e empreendedores no auditório do Sebrae, em Itacoatiara (176 km de Manaus), a Suframa encerrou nesta semana a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento naquele município.
Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial, Industrial e do Agronegócio de Itacoatiara (Aciaita), a Jornada reuniu instituições que atuam no desenvolvimento regional na Amazônia Ocidental, como Banco da Amazônia (Basa), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (Sedecti).
Em pauta informações sobre os incentivos fiscais disponíveis, a elaboração e apresentação de projetos técnico-econômicos e passos para efetuar o cadastro na Suframa, entre outros assuntos.
Na abertura o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou o esforço dos organismos federais, estaduais e municipais de desenvolvimento e de incentivo à produção no sentido de atuarem de forma proativa e diligente a fim de ir até onde estão os produtores e empreendedores regionais, especialmente nos municípios interioranos.
“Estamos aqui para atualizar informações, tirar dúvidas e mostrar o que fazem a Suframa, a Sudam, o Basa, entre outros parceiros, para que essas informações possam se espraiar para diversos outros produtores e empreendedores”, afirmou Saraiva.
Ele também destacou que a Suframa optou por inaugurar, em Itacoatiara, a programação neste ano das Jornadas de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento e que mais eventos semelhantes ocorrerão não apenas no Estado do Amazonas, mas também nos municípios dos Estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
Palestras
O evento consistiu principalmente na apresentação de palestras por servidores da Suframa e por representantes da Sedecti, Sudam, Basa e cooperativa Sicred direcionadas a temas como incentivos fiscais para o município de Itacoatiara; cadastro na Suframa, compras nacionais e importações; apresentação de projetos junto à Suframa para obtenção de incentivos fiscais, com uso de matérias-primas regionais; e oportunidades para investimentos no Amazonas, entre outros. Ao final, houve uma sessão de perguntas e respostas para dirimir dúvidas.
Avaliação positiva
A produtora Samily Santos, que trabalha beneficiando frutas em polpas, disse que o que mais chamou a atenção no evento foram as possibilidades de expansão dos negócios através dos incentivos fiscais e das vantagens para aquisição de maquinários e equipamentos.
“Estamos iniciando nesse mercado, então toda ajuda é válida. Sabia do que se tratava a Suframa, mas achava que era algo limitado à capital. O evento de hoje trouxe novos horizontes e também um novo olhar não só para o bruto da minha matéria-prima, mas também para os outros segmentos que a minha matéria-prima pode se desenvolver”, disse a produtora.