
Como parte do plano de prevenção a uma possível estiagem no Amazonas este ano, começou nesta terça-feira (30) a 4ª edição da Operação Tamoiotatá no sul do estado, que concentra 85% do desmatamento e queimadas. A Tamoiotatá é uma Força-Tarefa coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, além de órgãos federais como a Polícia Federal e Força Nacional.
“Estamos reiniciando as ações intensivas e ostensivas da Operação Tamoiotatá, que têm como prerrogativa combater e inibir a prática de crimes ambientais no Sul do Amazonas. O apoio da Secretaria de Segurança Pública, Bombeiros e do Batalhão Ambiental são imprescindíveis para que a Lei se sobreponha a quem comete tais ilícitos”, explica o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente .
A Secretaria de Segurança enviou uma equipe precursora com o objetivo de preparar a logística e os Centros Operacionais Ambientais do Estado, para a Coordenação Integrada da operação.
De acordo com o tenente-coronel Alisson Botelho, da equipe precursora, além de verificar a logística também serão feitas visitas técnicas às unidades das Forças de Segurança, ambientais locais e prefeituras.
“A ideia é apresentar o escopo geral da operação e alinhar uma possível pronta resposta mútua, entre essas unidades e aquelas que compõem a operação, em casos de situações críticas e/ou extraordinárias envolvendo as ações ambientais”, informou.


