Portal Você Online

Surfista paranaense pode bater recorde mundial com onda gigante

A surfista paranaense Michaela Fregonese, de 43 anos, surfou no último domingo (22) uma onda que pode ser a maior já surfada por uma mulher, em Jaws, no Havaí. Segundo ela, as condições foram as mais adequadas para a onda nos últimos 20 anos no local. As ondas chegaram a 70 pés, o que equivale a 21 metros. 

Surfista desde os 12 anos de idade, Michaela conta que soube um dia antes que ondas gigantes estavam por vir e que poderia fazer história na poderosa onda de Peahi, mais conhecida como Jaws, considerada a melhor do mundo.

“Um dia antes, o Yuri, que é brasileiro e está morando lá, disse assim: ‘amanhã quero pegar a onda de 100 pés. Foi nessa hora que me dei conta que eu poderia bater o recorde. Caiu a ficha que eu estava ali em um momento especial e que no dia seguinte ia ter as maiores ondas do mundo. Quando eu estava esperando essa onde, fechei os olhos e falei ’Deus, por favor, me mande um presente’. E aí veio essa onda. Deu tudo certo, graças a Deus”, disse em entrevista à BandNews FM.  

A validação do recorde depende agora de uma análise, que é feita com base em fotos e vídeos da performance da surfista. A estatura da Michaela será usada para calcular o tamanho exato da onda.

“A gente precisa ter o maior ângulo, aquele que apresente a onda maior, pra mandar essa foto pra eles analisarem. Por isso, estou atrás de todas as imagens possíveis, pra gente poder brigar por isso. O recorde mundial é o ápice da carreira de um atleta de ondas grandes. Seria um objetivo concluído. Mas é uma coisa que eu não estaca esperando. Estou bem feliz”, disse. 

Michaela foi indicada, em 2019, ao Big Wave Awards, premiação considerada o “Oscar” do surfe. Atualmente, o recorde mundial de maior onda surfada por uma mulher é da brasileira Maya Gabeira. Ela encarou, em 2020, um paredão de 22,4 metros, em Nazaré, Portugal.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *