Portal Você Online

Susam contratará 600 profissionais de saúde e estuda construir hospital de campanha

A instalação seria construída ao lado do hospital Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus, que já conta com redes de água, esgoto, gases e elétrica

Manaus pode ter hospitais de campanha para adicionar cerca de 200 novos leitos para atendimento de pacientes com diagnósticos confirmados da Covid-19. Esse tipo de unidade hospitalar tem sido uma opção em outras cidades brasileiras com elevado número de doentes e poderá ser instalada ao lado do hospital Delphina Aziz, de acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), que anunciou, ainda, a contratação de 600 profissionais de saúde a partir de hoje (30).

O Estado analisa a possibilidade da instalação de pelo menos 200 leitos nos arredores do Delphina Aziz porque já há uma estrutura de rede de água, energia, gases, entre outras já existentes, além de espaço disponível. Dessa forma, não seria necessário o uso da Arena, como em outras cidades brasileiras que não tem espaço e tiveram de recorrer aos estádios de futebol, como São Paulo e Brasília.

“Nós estamos escolhendo a estrutura de campanha no Hospital Delphina Aziz por critérios técnicos. Temos rede de gases, elétrica, esgoto. Tudo isso entra como critério para a gente escolher o melhor lugar para ocupar esses leitos clínicos. Já temos conversado com iniciativa privada e Forças Armadas para a gente oferecer esse conjunto de estrutura de campanha”, explicou o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.

Leia também: Exército constrói hospital para 1200 vítimas da Covid-19 em Roraima https://portalvoce.com/exercito-constroi-hospital-para-1200-vitimas-da-covid-19-em-roraima/

De acordo com secretário, atualmente o governo conta com 50 leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz, situado na Colônia Terra Nova. “Pensando na expectativa de ampliação no número de leitos, estamos recebendo mais 10 leitos de UTI do Ministério da Saúde. E para uma fase dois, estamos identificando quais são os respiradores que temos hoje na rede e transferindo para o Delphina”, afirmou.

O secretário explicou ainda que 84 leitos clínicos, para questões de suporte, estão disponíveis na unidade. “A ideia é que numa fase mais ampliada tenhamos 350 leitos de UTI”, acrescentou.

Entre as medidas a serem adotadas, a Susam também afirmou que prevê a contratação de 600 profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros intensivistas, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem. Segundo Tobias, as contratações terão início nesta segunda (30) e a previsão é que seja concluída até dia 7 de abril.

“Estamos em fase de aluguel de 300 leitos de UTI com a empresa que ganhou licitação do Ministério da Saúde e a gente depende deles, de quando vão trazer os leitos pra cá. À medida que for chegando, vamos fazer essas contratações”, informou Rodrigo Tobias.

Para os municípios do interior, o secretário informou que será liberado a quantia de R$ 23,4 milhões, referente a primeira parcela do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para que as prefeituras usem nas unidades de saúde.

“O uso desse recurso é para compra de insumos, EPI e todas as ações. Mais três parcelas ao longo do ano serão disponibilizadas para as ações do interior”, acrescentou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *