
O prefeito de Manaus, David Almeida assinou, nesta quinta-feira (11), ordem de serviço para a construção do Terminal de Integração 7, o T7, que será localizado na Avenida Torquato Tapajós com Avenida do Turismo, nas proximidades do maior complexo viário da cidade, na Zona Norte de Manaus. O será de R$ 15 milhões e vai atender mais de 45 mil passageiros por dia.
A terminal terá 4 mil metros quadrados de área construída e uma infraestrutura completa para atender com segurança e conforto os usuários.
“O Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) já liberou o licenciamento de 2 milhões e 200 mil metros de obras, sendo que a grande maioria dessas obras é de empreendimentos, condomínios, nas zonas Oeste e Norte”, disse o prefeito, acompanhado do seu vice e chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.
O novo terminal vai agilizar e reduzir o tempo das viagens. Ele vai conectar os moradores dos bairros às estações de transferência do corredor viário da Torquato Tapajós e da Avenida Constantino Nery, permitindo ao passageiro o pagamento de uma tarifa única.
Conforme levantamento do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), atualmente transitam pelo local cerca de 20 linhas de ônibus servindo uma média diária de 45 mil passageiros.
David Almeida destacou também que o novo terminal de integração será fundamental para os moradores das comunidades instaladas no decorrer da BR-174 e AM-010.
Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, o novo terminal vai resolver um problema no transporte coletivo da cidade que surgiu com o crescimento dos bairros próximos ao longo da avenida Torquato Tapajós.
Estrutura
O projeto também inclui guarita, sala dos motoristas, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência, salas da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e da Guarda Municipal, visando o reforço e segurança da região.
O terminal será composto por duas plataformas, sendo uma para articulado e convencional e uma apenas para veículos convencionais, que irão realizar viagens dos bairros ao terminal (as chamadas linhas alimentadoras) e do bairro em direção ao centro da cidade (as linhas troncais).
O novo terminal irá atender usuários de transporte, principalmente, das zonas Oeste e Norte.


