
A Operação Tamoiotatá 2, prevista para iniciar ainda em fevereiro deste ano, irá contar com Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passa a integrar as equipes de combate ao combater crimes ambientais, em especial, no sul do estado.
Um Termo de Cooperação Técnica entre o Governdo do Amazonas junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), irá garantir a parceria. O documento será assinado, nesta quinta-feira (17), durante o Workshop de Avaliação da Operação Tamoiotatá 1, realizada de abril a novembro de 2021 – sob o comando da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O encontro reunirá todos os órgãos atuantes da força-tarefa, para discutir melhorias para o desempenho da ação, tendo em vista a Operação Tamoiotatá 2. Durante o evento, será feita ainda uma demonstração dos novos drones adquiridos, que darão ainda mais suporte às ações de fiscalização em campo.
Sobre a Tamoiotatá – A operação ocorre de forma integrada e envolve a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a Secretaria de Segurança Pública, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Um dos recursos que agrega os trabalhos é o uso de satélite para monitoramento de áreas atingidas, o Planet Labs. A tecnologia permite entregar uma imagem em melhor resolução e mapear diariamente as áreas de interesse, facilitando as autuações em tempo real.
A operação “Tamoiotatá” é resultado de uma avaliação dos resultados obtidos na operação “Curuquetê 2”, que atuou contra crimes ambientais no sul do Amazonas, de junho a novembro de 2020. Uma novidade deste ano é que as equipes contam com duas bases paralelas de atuação, uma no município de Apuí e outra em Humaitá, a fim de ampliar a presença do Estado na região.


