Portal Você Online

Tampas plásticas de bueiro chegam às ruas de Manaus como solução contra furtos

Tampas de ferro estão sendo substituídas por versões em plástico reciclado nas ruas de Manaus. A iniciativa busca enfrentar os constantes furtos desse material e, ao mesmo tempo, reduzir os custos e o impacto ambiental.

O projeto-piloto é conduzido pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e começou com a instalação de 50 tampas ecológicas, produzidas com resíduos plásticos reciclados.

Além de mais baratas — com custo 50% menor que as metálicas —, elas não têm valor de revenda, o que desestimula os furtos.

A troca das tampas faz parte de um acordo firmado entre a Ageman e a Águas de Manaus. Do total de uma multa de R$ 220 mil aplicada à concessionária, R$ 20 mil foram direcionados para a aquisição das tampas sustentáveis.

As novas tampas já foram colocadas em avenidas das zonas Sul, Norte, Leste e Centro-Sul da cidade, e servem para cobrir os poços de visita, usados em serviços de água e esgoto. A expectativa é que a iniciativa seja adotada também por outros órgãos e empresas.

Fabricadas por uma empresa local instalada no Distrito das Microempresas da Prefeitura de Manaus (Dimicro), as tampas passaram por dois anos de testes até chegar ao modelo ideal em resistência, durabilidade e encaixe.

Além de gerar economia e mais segurança para o serviço público, o uso das tampas recicladas contribui para a preservação dos igarapés, ao dar nova utilidade a resíduos plásticos que antes poderiam poluir o meio ambiente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *