
A empresa Águas de Manaus está entregando comunicados a moradores de diversos bairros de Manaus informando sobre a nova cobrança da taxa de esgoto que dobra o valor da fatura de água no final do mês.
O documento no qual explica que a residência está “autorizada” a integrar o sistema de coleta de tratamento de esgoto da região, através do Terminal de Integração (TIL) existente.
Com essa nova ligação, além de pagar pelo consumo da água, o usuário passa também a pagar pelo tratamento do esgoto que é o mesmo do consumo, dobrando assim o valor da fatura. O documento diz ainda que a implantação ao TIL fica por conta do usuário.
Caso a residência não possua o TIL, a Concessionária realizará implantação pelo valor de R$ 1.085,05. Em nota, a Águas de Manaus informou que a cobrança da taxa de esgoto só é feita em locais onde há redes de coleta disponível.
A concessionária informa que a mesma está estabelecida por legislações Federais, na Lei nº 14.026/2020 e na Lei nº 11.445/2007, bem como o Manual de Prestação de Serviços e Atendimento ao Consumidor (MPSAC).
Nota
A empresa disse ainda que equipes estão fazendo um trabalho de conscientização com os moradores onde já existe rede de esgotamento sanitário disponível. “O trabalho é realizado “porta a porta” e consiste em explicar sobre a necessidade de se conectar à rede, orientando sobre os benefícios para a preservação do meio ambiente, à saúde e valorização imobiliária, bem como a obrigatoriedade da conectividade.
Os colaboradores também se dispõem a tirar quaisquer dúvidas da população”. A Águas de Manaus ressalta ainda que a taxa não é estabelecida pela empresa.
O procedimento foi aprovado junto à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e à Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Águas), que representa o poder concedente. Em regiões da cidade onde não há redes, o serviço não é cobrado.
A empresa completa dizendo está ampliando a infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto na cidade. Atualmente, a estrutura de esgotamento administrado pela concessionária atende aproximadamente 26% da cidade. Ela está disponível para cerca de 500 mil moradores.
Atualmente, mais de 50 milhões de litros de esgoto são tratados por dia na cidade, em uma estrutura que conta com 600 quilômetros de rede coletoras e 69 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).
Até o ano de 2025, Manaus terá 45% de cobertura de esgotamento sanitário e até 2030, essa infraestrutura estará presente em 80% da capital, conforme as metas estabelecidas em contrato.
“A empresa está à disposição do poder público e da população para qualquer esclarecimento relacionado aos seus serviços na cidade. Qualquer dúvida ou ocorrência que necessite intervenção da concessionária deve ser registrada em nossos canais de relacionamento com o cliente: 0800-092-0195 (SAC e Whatsapp), site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP”, finaliza a nota.