Portal Você Online

Covid: ocupação de UTI em Manaus é 80% na rede particular e 60% na pública

O número do aumento de casos de Covid-19 em Manaus registrados nos últimos dias pela Fundação de Vigilância em Saúde vem refletindo na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva na rede particular de saúde em Manaus.

A taxa de internados em UTIs privadas destinadas a pacientes de Covid está nos 80%, segundo dados da Secretaria de Saúde do Amazonas.

A maior parte desse público, de acordo com a FVS-AM, é de pessoas de uma faixa etária abaixo dos 40 anos, pertecentes as classes A e B e que, atualmente, são os maiores agentes transmissores do coronavírus na cidade.

Festas, confraternizações, raves, bailes funks, entre outras baladas, levaram o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, Arthur Viriílio Neto, a baixar decretos probindo a frequência de bares, praias, flutuantes e bares para conter um possível avanço do vírus.

Com a taxa de ocupação de seus leitos de UTI para Covid em 60%, o governador do Amazonas achou por precaução evitar aglomerações fechando estabelecimentos onde não há um controle do público e que não seguem os protocolos de segurança e prevenção contra a doença. “Não vou deixar balada aberta e escola fechada”, disse ele em entrevista coletiva nesta quinta-feira (24).

Atendimento

“A gente percebeu um aumento muito grande na emergência de pacientes com suspeita de Covid, mas ainda não no mesmo volume de gravidade como registrada anteriormente”, diz o diretor do Check Up Hospital, Gabriel Jackmonth.

Para o diretor do Check Up, é bem possível que as medidas de distanciamente e o uso de mascaras tenham contribuindo para a diminução desse perfil de paciente que ia direto para a UTI. “O Check Up recomenda que as pessoas continuem adotando as medidas de prevenção, usando máscaras e lavando as mãos”, orienta Jackmonth.

Para o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, ainda não há grande procura nas unidades da rede pública estadual por infectados pelo vírus, mas a secretaria já possui um plano em execução para atender novos casos.

Segundo ele, o Delphina Aziz possui 90 leitos de UTI exclusivo para coronavírus e outras unidades como 28 de Agosto e Platão Araújo, tem reservados 14 e 10 leitos nessa área para pacientes que percisarem de tratamento intensivo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *