
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza a 4º edição do programa “TCE Sustentável – Sou Eco”. A ação está sendo realizada em pontos estratégicos da cidade com foco na conscientização ambiental e no fortalecimento de parcerias com instituições públicas e sociedade civil. A campanha segue até 29 de junho.
Em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), as ações se concentram em diferentes espaços, incluindo a área montada na Praça da Catedral, o conhecido “Turistódromo”, onde moradores e visitantes têm acesso a materiais informativos e podem responder, por meio de QR Code, a um formulário eletrônico sobre os principais problemas ambientais em suas comunidades.
“Essa é uma ação socioambiental. O Tribunal vem somando esforços com diversos setores para trazer uma mensagem educativa e preventiva, especialmente nesse período em que a cidade recebe mais de 100 mil pessoas”, destacou Mara Matos, coordenadora da campanha em Parintins.
Em Manaus, a ação ocorreu no Porto da capital, com abordagens diretas a passageiros e proprietários de embarcações com destino a Parintins.
“Nossa equipe foi até as embarcações com destino ao Festival, junto aos passageiros e proprietários dos barcos, com essa abordagem direta em prol da conscientização ambiental. Este é o quarto ano que o tribunal faz a campanha TCE Sustentável – Sou Eco”, ressaltou a diretora de projetos ambientais do Tribunal de Contas do Amazonas, Anete Ferreira.
A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Projetos Ambientais (Dipam), com apoio da Diretoria de Controle Externo Ambiental (Dicamb), da Diretoria de Planejamento (Diplan) e da Escola de Contas Públicas (ECP), sob orientação da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.
A atuação envolve ainda parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Coordenadoria Regional da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em Parintins.
A campanha tem como objetivo incentivar o descarte consciente de resíduos sólidos e trata de temas como desmatamento, poluição, resíduos perigosos e o cumprimento do artigo 225 da Constituição Federal, que estabelece o dever coletivo de preservar o meio ambiente.