Portal Você Online

Teatro Amazonas é eleito o mais bonito monumento do Brasil, diz pesquisa

Principal cartão postal de Manaus e símbolo de um período áureo da economia e da sociedade manauara, o Teatro Amazonas, ou Opera House para os gringos, foi eleito como o monumento arquitetônico de Manaus mais bonito do Brasil, segundo pesquisa online feita pelo site português Angi com internautas sobre edifícios, igrejas, catedrais e pontos históricos de todo o país.

A imponência da construção representa o ciclo da borracha, um momento da história econômica e social do próprio Brasil, relacionado com a extração de látex da seringueira e comercialização da borracha impulsionadas na segunda metade do século XIX pela Revolução Industrial. Esse período de boom da economia amazonense durou de 1879 a 1910 e depois com as guerras mundiais teve uma retomada até 1945 com as demandas da indústria americana.

O dinheiro da borracha, então segundo produto de exportação brasileiro atrás apenas do café, financiou o desenvolvimento da infraestrutura de Manaus, que passou a ter eletricidade, serviço de telefonia, transporte de bondes elétricos, água encanada, sistema de esgoto e outros serviços disponíveis apenas nas grandes capitais.

Nesse mesmo período também foram construídos palácios e outros prédios que fazem parte do Centro Histórico da capital amazonense com na arquitetura neoclássica, que estava na moda na Europa.

De estilo renascentista entorno de sua estrutura externa com os detalhes únicos na sua cúpula, o Teatro Amazonas tornou-se um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e, consequentemente, o maior símbolo cultural de Manaus, e uma das expressões arquitetônicas responsáveis pela fama da cidade de Paris dos Trópicos.

A ideia era construir um teatro que não fosse uma simples casa de espetáculos, e sim um majestoso edifício que aproximasse Manaus de uma capital europeia como Paris.

Teatro Amazonas abre para visitação turística noturna - Blog Pedrinho Aguiar

A Obra

A construção de um teatro na cidade foi um marco da região que passou a conhecer um progresso econômico e cultural sem precedentes a partir do interesse mundial pelo látex das seringueiras da floresta amazônica. Era um teatro de elite para aquela sociedade enriquecida.

O projeto de construção do Teatro Amazonas foi feito pelo deputado provincial Antônio José Fernandes Júnior e foi apresentado à Assembleia Provincial em 21 de maio de 1881. Venceu a licitação da obra o Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, representado pelo comerciante Antônio de Oliveira Braga.

Devido as discussões sobre o terreno para a construção e os custos do trabalho, foi iniciado em 1884 com a pedra fundamental e somente durante o governo de Eduardo Ribeiro a edificação do prédio tomou impulso. Nos anos de 1890–1891, foram interrompidas, retomadas em 1893 e, finalmente, foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896

Para a realização da obra foram trazidos da Europa não apenas profissionais como arquitetos, construtores, pintores e escultores, mas, também, diversos materiais: mármores de Carrara, lustres de Murano, peças de ferro trabalhado da Inglaterra e telhas da França.

O decorador Crispim do Amaral ficou encarregado da decoração interna, exceto o Salão Nobre, que foi entregue ao artista italiano Domenico de Angelis.

Nesse salão, que tem características barrocas, o piso de madeira brasileira e europeia exige cuidados para que sua beleza se perpetue. Nele, os barões da borracha se encontravam quando do intervalo das representações teatrais e dele se utilizavam para realizar os seus bailes. A pintura do teto, obra-prima de autoria de Domenico, é denominada A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia.

A pintura do pano de boca do palco, de autoria de Crispim do Amaral, que faz referência ao Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões.

Patrimônio Histórico

Ele foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN em 1966 e recebe em média cerca de 288 mil visitantes ao ano.

Com uma decoração muito nobre, o Teatro Amazonas já foi palco não somente de grandes peças teatrais, mas também de shows internacionais como o da banda The White Stripes. Desde 1997, o Festival Amazonas de Ópera é realizado no teatro.

Em 2008, o teatro foi eleito uma das sete maravilhas brasileiras em dois concursos promovidos pela Revista Caras em parceria com o banco HSBC e outro pelo escritório de design Goff. Em 2014, o TripAdvisor, considerado o maior site de viagens do mundo, elegeu o Teatro Amazonas a terceira melhor atração turística do Brasil

O teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e os três andares dos camarotes, do corredor decorado com características barrocas. Os ornamentos sobre as colunas do piso térreo, com máscaras em homenagem a famosos compositores clássicos e dramaturgos, como o Aristófanes, Molière, Rossini, Mozart, Verdi e outros.

Sobre o teto abobadado estão apostas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot a mais tradicional da época onde são retratadas alegorias à música, dança, tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Carlos Gomes. No centro, prende-se um lustre dourado com cristais venezianos, que desce ao nível das cadeiras para a realização de sua manutenção e limpeza.

Teatro Amazonas é citado pela Vogue como uma das casas de ópera mais  bonitas do mundo - Portal Projeta

A cúpula do teatro é composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia, na França. Foi adquirida na Casa Koch Frères, em Paris. A pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido original, em verde, azul e amarelo é uma analogia à exuberância da bandeira brasileira.

Visitação

Para conhecer mais de perto essa obra de arte, os manauaras ou visitantes da cidades podem fazer visitas guiadas ou não, a critério de cada um.

Caso não seja possível assistir a um dos espetáculos apresentados no programa do teatro, vale muito a pena conhecer in loco a sua História, de terça a sábado, das 9 às 17 horas.

Aos domingos, o horário é mais reduzido, vai das 9h às 13h. A entrada é gratuita para amazonenses, mediante comprovação; e fora isso são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O Teatro fica localizado no Largo São Sebastião, no Centro.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *