Portal Você Online

Teatrólogo Chico Cardoso morre aos 62 anos em Manaus

O teatrólogo Chico Cardoso Morreu aos 62 anos, na noite desta terça-feira (3), em Manaus. Ele estava internado no Hospital Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus, em razão de complicações neurológicas após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no ano de 2020.

Morreu ontem no início da noite, no hospital Delphina Aziz, em Manaus o produtor cultural Chico Cardoso, de 62 anos. Ele estava internado depois de ter uma recaída do Acidente Vascular Cerebral que sofreu no ano passado.

Respeitadíssimo no meio artístico, foi diretor de teatro, dramaturgo, artista plástico, folclorista e comandou apresentações dos bumbás Garantido e Caprichoso, além de ter sido carnavalesco vencedor na escola de samba Reino Unido da Liberdade.

Chico Cardoso também foi diretor do Corpo de Dança do Teatro Amazonas e um dos fundadores da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

O teatrólogo também marcou história no Festival de Parintins. No ano de 2015 esteve a frente da comissão de arte do Boi Caprichoso onde permaneceu até 2018. No Boi Garantido teve maior expressividade artística ao lado de Júnior de Souza, o Considerado, Fred Góes, recém empossado presidente do boi da Baixa do São José, Marialvo Brandão, Roberto Reis entre outros que compuseram a comissão de arte. Em 2019, retornou sendo campeão do festival daquele ano com o inesquecível tema “Nós, o Povo”.

Na Reino Unido foi campão em três Carnavais. A escola de samba se manifestou em nota (veja abaixo). Garantido e Caprichoso també.

O Governo divulgou a seguinte nota:

O governador Wilson Lima, lamenta, com profundo pesar, o falecimento do teatrólogo Francisco Cardoso, nesta terça-feira (3).Chico Cardoso dedicou sua vida às artes no Amazonas, tendo contribuído com a dança, teatro e, especialmente, com o boi-bumbá em nosso estado. Tendo uma forte atuação no boi-bumbá Garantido, mas também teve passagem importante pelo boi-bumbá Caprichoso. No teatro, contribuiu com o engrandecimento da cultura local à frente do grupo Origem. Nesse momento, de profundo pesar, o Governo do Amazonas se solidariza com familiares e amigos de Chico Cardoso.”

Manifestação da Reino Unido:

“Hoje, nosso samba chora e nosso pavilhão se inclina em reverência ao grande Chico Cardoso. Ao longo dos anos, Chico não apenas esculpiu a história da Reino Unido da Liberdade com suas ideias inovadoras e paixão irrefreável, mas também moldou a essência do carnaval com sua genialidade. Foram desfiles inesquecíveis e títulos conquistados sob a sua orientação e visão artística única. Chico Cardoso foi mais do que um carnavalesco para a nossa escola: foi um mestre, um guia, um visionário que enxergava além do óbvio e transformava suas ideias em espetáculos inigualáveis na avenida. Seu legado é eterno, suas criações serão lembradas e celebradas por gerações. Nossos corações estão pesados, mas repletos de gratidão por cada momento compartilhado, cada ensinamento e cada sorriso que ele nos presenteou. Neste momento de luto, a Reino Unido da Liberdade se une em solidariedade, enviando nossas mais profundas condolências à família e amigos de Chico. Sua trajetória será sempre celebrada em nossas canções, em nossos passos e em cada nota de nosso samba. Descanse em paz, mestre Chico Cardoso, e saiba que sua história será eternamente entoada em nosso canto de amor e respeito.”

Manifestação do Caprichoso:

“Hoje a arte amazonense está de luto pela passagem de um dos artistas mais talentosos do Festival de Parintins. Faleceu na noite deste terça-feira (3) o teatrólogo Chico Cardoso, aos 62 anos. Chico Cardoso foi conselheiro de arte do Boi Caprichoso no período de 2015 a 2018. Contribuiu grandemente na construção de espetáculos marcantes. Chico Cardoso também foi subsecretário de Cultura da Cidade de Parintins. Em nome do presidente Rossy Amoedo e do vice Diego Mascarenhas manifestamos nossos votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos deste talentoso artista. Descanse em Paz, Chico Cardoso!”

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *