Portal Você Online

Tecnologia e qualificação profissional aumentam produtividade nas obras construção civil

As empresas da construção civil têm apostado em novas tecnologias e na capacitação de suas equipes para aumentar a produtividade e a qualidade das obras.

Entre as ferramentas adotadas está o BIM (Building Information Modeling) e o levantamento a laser 3D com nuvem de pontos, que ajudam a reduzir desperdícios, aumentar a precisão e tornar os canteiros mais seguros e sustentáveis.

O arquiteto da construtora TecObras, Emanuel Gonzaga, pós-graduando Master em BIM, explica que a ferramenta é usada desde a modelagem em 3D, com informações detalhadas sobre materiais e sistemas construtivos, até a simulação de prazos, cálculo de custos, análises de eficiência energética e gestão da edificação ao longo do tempo.

Na TecObras, disse ele, os profissionais não abrem mão da ferramenta, em todos os projetos.

Outro destaque nas obras, segundo ele, é o levantamento a laser, porque gera milhões de pontos em alta precisão, representando as condições reais do local.

“Esses dados são integrados ao BIM, o que elimina erros de medição e retrabalhos. A técnica é especialmente útil em reformas e obras com formatos mais complexos”, detalha.

De acordo com o arquiteto da TecObras, essas tecnologias estão mudando a rotina da empresa. “Elas nos permitem entregar obras com prazos mais curtos, alto nível de precisão construtiva e mais segurança no canteiro. Não se trata apenas de inovação, mas de uma base para decisões estratégicas que envolvem todos os profissionais, do projetista ao operador”, afirma.

Capacitação

A TecObras também mantém um programa permanente de capacitação. Em 2025, os profissionais participaram de eventos como o Construsummit, voltado para gestão e tecnologia na construção civil, além de cursos em softwares, como Revit e Recap, e treinamentos para operação de equipamentos topográficos modernos. Também participam de cursos sobre as normas regulatórias das atividades que executam.

Para Gonzaga, investir nas pessoas é tão importante quanto investir nas máquinas. “A capacitação fortalece a competitividade, aumenta a produtividade e assegura qualidade e sustentabilidade”, diz.

Um exemplo recente nesse sentido, citado por ele, foi a construção, pela empresa, de uma residência de alto padrão, com 738 m², em dois pavimentos.

O uso do BIM desde o início e o levantamento por nuvem de pontos garantiram dados precisos e integração entre arquitetura, estrutura e instalações. “Quando tecnologia e mão de obra qualificada caminham juntas, o resultado são projetos mais produtivos, seguros e com qualidade superior”, conclui o arquiteto.

Sobre a TecObras – Construtora amazonense, a TecObras é especializada em serviços na construção civil, com atuação em obras residenciais, comerciais e industriais, além de projetos arquitetônicos, manutenção predial, pavimentação e saneamento.

Com foco em qualidade, a empresa atende tanto à iniciativa privada quanto pública, contribuindo para o desenvolvimento e modernização de espaços urbanos. A sede está localizada na rua Ramos Ferreira, 2025, Praça 14 de Janeiro. Contatos: (92) 98477-0801 e (92) 3673-2783.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *