Portal Você Online

Teich assume falando em maior desafio da vida e de formar um grande time

Nelson Teich toma posse como ministro da Saúde

O médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich tomou posse na manhã desta sexta-feira (17) como novo ministro da Saúde afirmando que este é o maior desafio da sua vida e que o outro é formar um time certo para enfrentar os problemas da saúde, que não são apenas a covid-19. A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, todo o seu ministério e do ex-ministro Luiz Fernando Mandetta. Assista a posse do Ministro na integra ao final desta reportagem.

O ministro afirmou estar honrado pelo convite. Ele defendeu a importância da informação para combater o novo coronavírus e a união entre os ministérios para conseguir enfrentar o problema considerando todos os setores sociais. Para Teich, as pessoas estão com medo, a “situação brasileira parece filme. Essa é a realidade que estamos vivendo hoje e isso leva ao medo”, afirmou. 

Teich também afirmou que a pasta deve se atentar a outras doenças comuns no Brasil, além da covid-19. “A covid chama a atenção, mas existem outros problemas. Temos que ver os indicadores sociais. Se tivermos mais desemprego, com menos gente com plano de saúde, vai impactar o SUS”.

“Coisa fundamental da minha vida, percebi a necessidade de você formar times, trazer as pessoas certas para os problmas certos, pegar pessoas no ministério da Saúde mas de outros ministérios e como essas pessoas vão trabalhar junto e como os problemas interagem isso vai melhorar a eficiêntcia do momento atual e do futuro”, explciou o novo ministro da Saúde.

Pegando carona na analogia com “time”, o presidente Bolsonaro usou a terminologia futebolística para explicar a mudança no Ministério da Saúde. “As vezes precisamos trocar um jogador, ou por cansaço ou de acordo com a partida. Não é demérito nenhum trocar um jogador no meio do jogo”, justificou Bolsonaro para sacar Mandetta e colocar Teich em campo.

O presidente da República agradeceu ao trabalho de Mandetta e afirmou que tem certeza que ele fez o que achava que tinha de ser feio e deu o melhor de si enquanto esteve à frente da Saúde. “Dei liberdade e ele sai com a consciência tranquila. porque susbstituí porque ele estava focado no seu ministério, a minha visão é mais ampla e tenho responsabilidade sobre o povo. Ainda tenho a visão de que temos de abrir o emprego. Nesse jogo não tem não tem vitoriosos ou derrotados”, afirmou Bolsonaro.

“Nelson cumprimento você pela sua coragem. É trabalho, é 24h por dia, sete dias pro semana. Todos nós torcemos pelo seu sucesso, que poupe vidas e possam ser salvas do desemprego. Não queremos vencer a pandemia e chamar o dr. Paulo Guedes para salvar depois a pandemia. Parabéns pela coragem e pelo tempo que você dedicará para buscar a solução”, finalizou o presidente.

Antes de passar o cargo, Mandetta afirmou que “é um passo difícil o século XXI vai ser dividido em antes e depois do coronavírus”. Segundo o ex-ministro que “a economia será o grande desafio após o fim da doença”. Ele agradeceu a Bolsonaro pela oportunidade e desejou sucesso ao seu sucessor. 

Assista a posse do novo ministro da Saúde

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *