
O app de mensagens Telegram foi o que mais acumulou usuários mensais ativos ao longo de 2021, de acordo com o mais recente relatório da App Annie, empresa que atua como espécie de “ibope dos aplicativos” com dados independentes de audiência dessa indústria.
O Instagram e o Zoom aparecem logo em seguida. A informação foi bem recebida pelo presidente do app, Pavel Durov, que o usou o seu canal no Telegram para comemorar. “2021 será lembrado como o ano em que as pessoas se cansaram de ser desrespeitadas por corporações gananciosas e escolheram a privacidade e a consistência do Telegram”, escreveu. Ele ainda afirmou que há muitas novidades por vir e agradeceu aos usuários.
O crescimento do app de mensagens pode ter sido impulsionado por questões relacionadas ao seu principal concorrente, o WhatsApp. No começo do ano, a polêmica sobre a nova política de privacidade da rede de Mark Zuckerberg fez com que muitos usuários baixassem o Telegram e o Signal como alternativas.
Na ocasião, o WhatsApp perdeu 1,8 milhão de usuários, segundo documentos internos da Meta (dona do app) a que Tilt teve acesso como parte da investigação internacional sobre os Facebook Papers. O criador do Signal, Moxie Marlinspike, também comemorou na época a entrada de novos usuários.