
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informou, nesta segunda-feira (6), que a tempestade que atingiu Manaus neste domingo (5) com ventos de 70km/h destelhou casas nas zonas Oeste e Centro-Oeste da cidade.
Ainda segundo o órgão, os servidores de plantão na Central 199 da Defesa Civil de Manaus acionaram as equipes do Corpo de Bombeiros e Amazonas Energia para atendimento emergencial a três ocorrências de destelhamento – duas no bairro Lírio do Vale (zona Oeste) e uma no bairro Redenção (zona Centro-Oeste), ocasionadas pela forte ventania.
Conforme o Departamento de Operações (DOP) da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Semseg, a medida foi necessária para que os servidores desempenhem suas atividades com segurança, após a suspensão do fornecimento de energia em ocorrências que envolvam fiação elétrica, chamadas de linha viva.
Após o procedimento, a equipe da Defesa Civil realiza avaliação técnica nas casas danificadas e orienta os ocupantes dos imóveis sobre como proceder depois do destelhamento.
A estrutura física das residências é analisada e também é verificado se representa risco aos moradores, para posteriormente serem tomadas as devidas providências e encaminhamentos.