/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/n/v/ViU1DQQKeF0zYzXZ0uNw/54461757309-ac535cea43-b.jpg)
Hugo Calderano, de 28 anos, é campeão mundial de tênis de mesa. Ele derrotou neste domingo (20) o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking mundial da modalidade. É a primeira vez que um mesa-tenista do país conquista a Copa do Mundo. Ele segue levando a bandeira do Brasil para lugares nunca antes alcançados. Primeiro não-asiático a chegar a uma semifinal olímpica, em Paris-2024, melhor colocado das Américas no ranking mundial da ITTF e agora o primeiro campeão nascido fora da Ásia da Copa do Mundo.
A vitória de virada sobre o chinês Lin Shidong, atual número 1 do mundo, diante da torcida adversária, por 4 sets a 1 (parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5) consagrou de vez o nome do brasileiro no hall dos grandes mesatenistas do mundo.Calderano não começou bem a partida, e o adversário conseguiu se impor ao começar sacando e abriu boa vantagem recepcionando os serviços do brasileiro. Na metade do primeiro set, ele chegou a abrir 7 a 3 no placar aproveitando os erros de Hugo, e não demorou a fechar a primeira parcial em 11 a 6.
No segundo set, o semifinalista de Paris-2024 voltou mais concentrado, e a partida ficou mais equilibrada. Os dois se alternaram na liderança até o 4 a 4, mas a partir daí Calderano cresceu no jogo e conseguiu passar à frente no placar, mantendo a vantagem até um 9 a 6. Ele conseguiu fechar o segundo set em 11 a 7, silenciando os gritos da torcida chinesa em Macau.
Com a confiança em alta, Calderano começou bem o terceiro set, se mantendo à frente de Shidong desde o início e protagonizando grandes duelos. A vantagem de 7 a 5 para o brasileiro, na metade do set, colocou a pressão sob o adversário, mas ele reagiu bem e conseguiu retomar a liderança e abrir vantagem em 9 a 7. Mas o brasileiro devolveu a sequência de pontos e assumiu a dianteira da partida, abrindo 2 sets a 1 com a terceira parcial em 11 a 9.
Pressionado, Shidong entrou no quarto set para deixar tudo igual na partida, mas Hugo estava em melhor momento e conseguiu abrir 6 a 3 na primeira metade. Desafiado também pela torcida adversária, que comemorava com grande entusiasmo os pontos do chinês, Calderano passou a soltar a voz e vibrar muito com os pontos conquistados. A vantagem aumentou para 9 a 4, já no final do set, e o brasileiro fechou em 11 a 4 e ficando a apenas um set do título inédito.
No último set, Calderano mais uma vez demonstrou superioridade e abriu vantagem. Mesmo depois de um pedido de tempo do chinês, o brasileiro seguiu dominando e abriu 5 a 1 na parcial. Ele seguiu administrando a vantagem e, depois de um pedido de tempo para cada lado, se manteve em sua melhor forma e venceu o último set por 11 a 5.