
De virada, o tenista brasileiro João Fonseca, número 46 no ranking mundial, venceu por W.O nesta sexta-feira (24) após a desistência do canadense Denis Shapovalov, pelas quartas de final do ATP 500 da Basileia, na Suíça.quando o carioca estava liderando por 3 sets a 1, em uma hora e 36 minutos de partida.
Esse foi o primeiro duelo entre os dois tenistas no circuito. Com o resultado, João Fonseca garantiu vaga na semifinal do ATP 500 da Basileia e vai enfrentar o espanhol Jaume Munar por uma vaga na grande decisão. A partida acontece neste sábado (25), às 10 horas (de Brasília). Por outro lado, o canadense, número 23 no ranking, se despediu da competição.
Além disso, o brasileiro de apenas 19 anos conquistou seu melhor desempenho em um torneio desse nível. Ele superou o resultado no Rio Open de 2024, quando avançou até as quartas de final.
Antes do abandono, o confronto diante de Shapovalov foi equilibrado. O canadense, ex-top 10 do ranking e campeão dos ATPs de Dallas e Los Cabos nesta temporada, começou melhor, impondo o ritmo e fechando o primeiro set por 6/3. João reagiu na sequência, mostrando intensidade e confiança para devolver o placar, 6/3, e empatar o jogo. No terceiro set, o brasileiro manteve o embalo, abriu 4/1 com duas quebras e viu o adversário desistir por problemas físicos.
A partida
Fonseca começou a partida com uma quebra de saque logo no primeiro game. No entanto, Shapovalov respondeu imediatamente e venceu o serviço do brasileiro. O canadense voltou a conquistar uma quebra no quarto game e confirmou o saque para abrir 4 a 1 no placar. No controle do set, Shapovalov fechou em 6 a 3.
O segundo set estava equilibrado, até Fonseca conquistar a primeira quebra no quarto game. Em seguida, ele confirmou o serviço e abriu 4 a 1 de vantagem. O canadense reagiu e devolveu a quebra no sétimo game, mas o brasileiro venceu o saque do seu adversário mais uma vez, para liderar por 5 a 3. Na sequência, João sacou e fechou a parcial em 6 a 3.
No terceiro e decisivo set, Fonseca começou com uma quebra logo de cara e confirmou o serviço para abrir 2 a 0. Confiante, o brasileiro cresceu na partida, conquistou mais uma quebra e abriu uma vantagem de 4 a 1. Nesse momento, sob vaias do público, Denis Shapovalov abandonou o jogo.


