Estado registrou 115.887 ocorrências, com avanço acima da média nacional.

O Amazonas registrou 115.887 tentativas de fraude digital barradas no primeiro semestre de 2025, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. A alta foi de 36,7% em relação ao mesmo período do ano passado, bem acima da média nacional de 29,5%.
Na região Norte, o avanço também foi significativo, com aumento de 34,6%. O Pará liderou em número de ocorrências, com 231 mil, seguido do Amazonas (115,8 mil) e Rondônia (51,3 mil). Já Acre (21,8 mil), Amapá (19,9 mil) e Roraima (14,3 mil) figuraram entre os menores volumes.
No Brasil, foram 6.937.832 tentativas de fraude registradas de janeiro a junho, o que equivale a uma ocorrência a cada 2,3 segundos. O avanço representa 29,5% a mais que no mesmo período do ano passado.
Mais da metade das ações criminosas (53,7%) teve como alvo bancos e emissores de cartões, com média de uma ocorrência a cada 4,2 segundos. Outros segmentos também apresentaram crescimento expressivo: telefonia (+50%), serviços (+30,2%), financeiras (+25,5%) e varejo (+11,7%).
Perfil
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o número de golpes direcionados a pessoas com até 25 anos cresceu 50,2% em abril de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A mudança de foco dos criminosos revela uma dinâmica nas estratégias de ataque que se voltam a perfis altamente conectados e com menor histórico financeiro.
O levantamento ainda aponta que o país registrou 1.101.410 tentativas de fraude no mês, o equivalente a uma a cada 2,4 segundos — volume que mantém o patamar acima de 1 milhão desde janeiro.
Os adultos economicamente ativos continuaram sendo o principal foco dos golpistas. Em abril, a faixa etária de 36 a 50 anos foi a mais atingida pelas tentativas de fraude, respondendo por um terço (33%) das ocorrências detectadas. Em seguida, aparecem os grupos de 26 a 35 anos (26,3%) e aqueles com até 25 anos (15%).
No entanto, na comparação com abril de 2024, o maior crescimento proporcional foi registrado entre os mais jovens: a participação das vítimas com até 25 anos aumentou 50,2%, revelando um movimento preocupante de ampliação do alcance das fraudes entre pessoas com menor histórico de crédito ou menor exposição anterior. As faixas de 26 a 35 anos e 36 a 50 anos também apresentaram altas significativas, de 38,2% e 26,8%, respectivamente.
Entre os públicos mais velhos, a participação de 51 a 60 anos cresceu 21,1%, enquanto o grupo acima de 60 anos teve aumento de 11,7% no período, reforçando que, embora com menor volume total, os fraudadores seguem mirando perfis mais vulneráveis em termos de experiência digital ou acesso à informação.
Veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente