Portal Você Online

Terremoto tem 11.000 mortes e Síria pede apoio à UE

A medida que os dias vão passando e as buscas prosseguem, aumenta o número de vítimas associadas ao violento terremoto na Turquia e que afetou, também, o território sírio nesta semana.

No momento, o número de óbitos contabilizados supera os 8.700, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimando que pode chegar aos 20 mil.

Nesta quarta-feira (8), está ainda prevista uma visita do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, às regiões afetadas pelo abalo.

O jornal The Guardian publicou relatos, ainda não confirmados, que dão conta de que o tráfego na rede social Twitter está restringido na Turquia. Até agora, era utilizado como um canal para comunicar o paradeiro de pessoas que estavam presas nos escombros.

Porém, esta alegada decisão surge depois de  polícia turca ter dito, na terça-feira, que tinha detido pelo menos quatro pessoas suspeitas de estarem a disseminarem desinformação na plataforma e, também, de espalharem o pânico sobre a situação no terreno – algo que dificultava as operações.

Na Síria, quase 300 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, na sequência do sismo que afetou o país, à semelhança do que aconteceu com a Turquia.

As declarações foram proferidas por Hussein Makhlouf, ministro da Administração Local do país. Segundo falou a agência noticiosa Sana, em causa está uma contabilização que terá em conta, apenas, as regiões da Síria que estão sob controlo do governo oficial. 

De momento, 180 abrigos foram já disponibilizados para prestar apoio aos cidadãos, revelou ainda a mesma fonte.

O responsável médico do Hatayspor, Gurbey Kahveci, fez saber, esta quarta-feira, em declarações prestadas ao jornal turco Hurriyet, que Christian Atsu continua desaparecido, após o forte sismo que se fez sentir na Turquia, na segunda-feira.

Apesar de a imprensa desportiva ter adiantado que o internacional ganês (que esteve ligado ao FC Porto, entre 2009 e 2013) tinha sido encontrado com vida, ainda que com alguns ferimentos, o dirigente informa que tal não corresponde à verdade. O mesmo sucede com o diretor desportivo do clube, Taner Savut.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *