Portal Você Online

Testes da vacina de Oxford seguem, apesar da morte de médico brasileiro, diz Anvisa

Ele era um dos voluntários da pesquisa do imunizante da Astrazenica e morreu por complicações decorrentes do novo coronavírus

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o contra-almirante Antonio Barra Torres informou que, apesar da morte de um brasileiro voluntário nos estudos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório Astrazeneca, os testes não serão interrompidos.

“No dia 19 de outubro, tivemos a comunicação oficial, conforme reza o protocolo, por parte do Comitê Internacional Independente, retratando o ocorrido e, ao mesmo tempo, relatando a possibilidade de prosseguimento dos estudos, diferentemente do que aconteceu no episódio anterior, em que houve uma interrupção. De posse dessa informação, ela permanece em contínua análise e, no momento, os testes prosseguem”, disse o diretor da agência.

O óbito, confirmado na última quinta-feira (15), seria do médico recém-formado João Pedro Feitosa, de 28 anos, morador do Rio de Janeiro.

No início de setembro, o estudo clínico da fase 3 da vacina foi temporariamente suspenso devido a uma reação adversa em um dos voluntários no Reino Unido.

Nesse caso, os testes foram interrompidos em todos os centros que participam do desenvolvimento do imunizante, inclusive no Brasil. Dias depois, após conclusão da Anvisa de que a relação benefício/risco se mantinha favorável, a pesquisa foi retomada.

Barra Torres alegou confidencialidade dos dados ao ser questionado se o voluntário havia tomado doses da vacina ou do placebo, ou seja, sem nenhum efeito. Ele também prestou condolências aos familiares do brasileiro.

“Primeiramente, a nossa palavra pessoal e institucional de solidariedade para com a família desse brasileiro que faleceu. É um momento muito difícil, muito delicado, e, portanto, nos solidarizamos com a família”, disse.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *