A Polícia Civil do Amazonas investiga a existência de uma recompensa de R$ 25 mil oferecida pela filial da facção carioca Comando Vermelho sobre a localização da vítima
Hebert Bastos Andrade, de 42 anos, foi executado com nove tiros dentro do Audi branco, placa QZG 8177, na tarde desta sexta-feira (10), na Rua Raimundo Nonato de Castro, na Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. Uma mulher que seria sua companheira, que estava no carro com a vítima sobreviveu. O casal tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas.
O para-brisa do Audi foi atingido com 10 tiros. O motorista foi baleado com nove disparos na cabeça, tórax e panturrilha, e morreu no volante, segundo peritos do Instituto Médico Legal (IML).
A mulher foi socorrida, levada para uma unidade de saúde e depois prestou depoimento no 19° Distrito Integrado de Polícia (Ponta Negra).
De acordo com a perícia do Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC), cerca de 20 tiros atingiram o carro da vítima.
Um vídeo gravado da cena do crime por um morador de um condomínio residencial mostra a execução (veja o vídeo, abaixo). Nas imagens, dois homens correndo com as armas mãos após disparar contra a vítima.
Outro carro, de cor branca, também está próximo ao Audi branco onde estava Hebert dando cobertura aos atiradores, que ainda disparam mais dois tiros durante a fuga. Um terceiro veículo também aparece no local dando apoio aos criminosos.
De acordo com a delegada-adjunta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Marília Campello, as investigações já começaram com a solicitação das imagens das câmeras de vigilância da área.
“Nossa equipe já está nas ruas para buscar todas as informações. Os dois, a vítima e a sobrevivente, já possuem passagens por tráfico de drogas o que já nos dá uma linha de investigação. Sobre um suposto decreto de uma organização criminosa, que estamos investigando para saber se é verdadeiro”, disse.
O decreto seria referente a uma montagem com a foto de Hebert, que circula em aplicativos de mensagem. Nele há a informação que uma facção criminosa estaria oferecendo R$ 25 mil pela sua morte.
“Decretado pelo CV” ” Esse cartaz é válido para todo o Amazonas e Brasil. Se você sabe onde ele se esconde, procure um conselheiro do CV agora mesmo”, seria uma suposta mensagem do Comando Vermelho.