
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) vai interditar a Avenida Djalma Batista – entre a Pedro Teixeira e o Eldorado – a partir desta quarta-feira (15) para substituir uma tubulação subterrânea desgastada por onde passa o Igarapé do Bindá. A previsão para a conclusão da obra é de 20 dias.
No local, a antiga tubulação com mais de 30 anos sem manutenção não suportou a força da água das chuvas e do igarapé, que passa pelo local. Houve o afundamento da pista e a Seminf fez um trabalho provisório, na semana passada para o tráfego de forma emergencial.
“Aqui passa um sistema de drenagem duplo, com uma rede de ferro que se deteriorou por falta de manutenção, e nesse período de chuva, os problemas aumentaram. Para evitar transtornos nesta via de grande fluxo iremos trabalhar 24 horas por dia, substituindo o tubo de ferro por um material mais moderno”, explicou o subsecretário da Seminf, Efrain Aragão.
Assim que começar a obra, as duas faixas da via serão interditadas no trecho. Os motoristas deverão utilizar rotas alternativas pela avenidas Constantino Nery e Recife (Mario Ypiranga).
“A partir de quarta-feira, após o horário de pico do trânsito, estaremos interditando os dois lados da via. Será feita a interdição de quem vem do Centro, próximo ao Eldorado. Quem vem da zona Norte, dobra na Pedro Teixeira e segue para o Centro pela avenida Constantino Nery. Quem vem do Centro, dobra no Eldorado e depois segue pela avenida Mário Ypiranga. As linhas de ônibus serão desviadas nos dois sentidos”, explica o Instituto de Mobilidade Urbana (Immu), Paulo Henrique Martins. Martins.
“Agora, uma obra completa será realizada na avenida, para resolver definitivamente o problema de vazão da água. A antiga rede de drenagem será toda substituída por uma nova, mais moderna, para garantir a segurança e evitar novos afundamentos na pista”, assegurou Aragão.
Manoa
O viaduto do Manoa também foi interditado parcialmente, neste sábado (11), no sentido bairro/Centro, numa pista superior na Avenida Max Teixeira, na Cidade Nova, na Zona Norte, para a recuperação de buracos no asfalto.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Obras (Seminf), informam que o serviço será realizado até 15 de fevereiro.
A interdição não irá afetar o serviço de transporte público. As linhas que transitam nas imediações seguirão os mesmos itinerários pela alça superior do viaduto no sentido bairro.
O IMMU disponibiliza o Disque Trânsito 0800-092-1188, para esclarecer dúvidas ou receber denúncias da população.