Portal Você Online

Três são presos em Manaus por recrutar ‘mulas’ a mando do PCC com destino Europa

Segundo a investigação, viajantes ingeriam cápsulas da droga antes de embarcar em voos. Suspeita é de que mais de 30 pessoas estejam envolvidas.

Foto/arquivo

A Polícia Federal de Campinas (SP) prendeu nesta terça-feira (2), em Manaus (AM), três pessoas suspeitas de integrar um esquema de tráfico internacional de drogas. Segundo a investigação, o grupo recrutava viajantes para levar cocaína à Europa em cápsulas ingeridas.

A ação faz parte da operação “Venenum Transit” (no latim, em tradução livre, veneno passageiro), que teve como alvos um homem e duas mulheres, apontados como responsáveis por aliciar e organizar “mulas” para o tráfico.

No começo do mês de agosto, as cidades de Manaus e Coari, no Amazonas, foram incluídas na Operação Body Packing realizada pela Polícia Federal cujo o objetivo era desarticular uma organização criminosa especializada no recrutamento de pessoas na cidade de Teresina (PI) e região para o transporte de cocaína ao exterior, principalmente para países da Europa.

No dia 28 de agosto a Polícia Civil do Amazonas prendeuno Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, três pessoas que eram usadas como “mulas” por traficantes para transportar cocaína de Manaus para a Europa.

Duas mulheres identificadas pela polícia como Maria Vitória Oliveira de Lima e Bruna Tavares Delaguila, e Daniel Ferreira Menezes, foram presos. Eles faziam a rota Manaus-São Paulo-Paris, de onde a droga seria vendida por R$ 250 mil para traficantes europeus.

As “mulas” eram recrutadas no bairro da Praça 14, na zona Centro-Sul da capital amazonense, na região do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Elas recebiam R$ 15 mil para viajar com a droga no corpo.

Os presos devem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental. Somadas, as penas podem ultrapassar 35 anos de prisão.

Caso em Viracopos deu início às investigações

As investigações de hoje, começaram em novembro do ano passado, quando uma jovem foi presa em flagrante ao tentar embarcar no Aeroporto de Viracopos com 1 quilo de cocaína no estômago. Ela passou mal antes do voo para Paris, na França, e precisou de atendimento médico.

Segundo a Polícia Federal, esta é a oitava operação de 2025 voltada a desmontar esquemas de tráfico por aeroportos brasileiros. Desde 2023, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *