
Três sauins-de-coleira, espécie de primata ameaçada de extinção, foram levados de Manaus para Brasília na segunda-feira (2). O traslado foi no Avião Solidário da Latam em parceria com a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).
Os primatas foram resgatados pelo Cetas/Ibama (Centro de Triagem de Animais Silvestres), onde receberam tratamento para readaptação ao meio ambiente. Os animais foram encontrados em condições inadequadas para a sobrevivência como áreas desmatadas e com focos de incêndio.
A viagem foi autorizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros vinculado ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pelo manejo de primatas no Brasil.
A transferência para Brasília foi autorizada porque os sauins não podiam retornar à natureza e havia a necessidade de formar novos grupos da espécie fora do ambiente natural. O sauim é típico da Amazônia e presente em áreas de mata nativa em Manaus.
O voo da Latam foi direto, reduzindo o tempo de deslocamento para três horas e evitando um percurso terrestre de quase 4 mil quilômetros, que levaria mais de 50 horas.


