
Uma invasão da Ucrânia pode ocorrer na sua fronteira norte com a Bielorrússia depois que tropas russas foram transferidas para o país para exercícios militares.
A notícia chega no momento em que a Rússia passou semanas movendo tropas para sua fronteira ocidental com a Ucrânia. O governo do presidente Joe Biden vem mantendo conversas com autoridades russas, que querem uma garantia de que a Ucrânia nunca poderá ingressar na aliança da OTAN. Autoridades dos EUA dizem que as tentativas diplomáticas de encerrar as hostilidades não foram produtivas.
“Os relatos de movimentos de tropas russas em direção à Bielorrússia… são preocupantes”, disse um funcionário do Departamento de Estado americano a repórteres ontem (18) sob condição de anonimato. “O momento é notável e, claro, levanta preocupações de que a Rússia possa pretender estacionar tropas na Bielorrússia … para potencialmente atacar a Ucrânia pelo norte”.
“Se houver outra incursão na Ucrânia, e se nossos aliados da OTAN solicitarem capacidades, apoio e recursos para sua segurança, como parte da OTAN, estaremos positivamente dispostos a considerar esses pedidos”, disse o porta-voz do Pentágono, John KirbyKirby.


