Portal Você Online

Trump anuncia reabertura do espaço aéreo da Venezuela

De acordo com o presidente, cidadãos norte-americanos poderão viajar para a Venezuela “muito em breve” e com segurança.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou nesta quinta-feira (29) a reabertura do espaço aéreo venezuelano, durante reunião de gabinete na Casa Branca. Segundo ele, a decisão foi tomada após conversas com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez.

Trump afirmou que determinou ao secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, e a lideranças militares que a liberação do espaço aéreo fosse efetivada até o fim do dia. De acordo com o presidente, cidadãos norte-americanos poderão viajar para a Venezuela “muito em breve” e com segurança.

Reversão de restrições anteriores
A medida representa uma mudança significativa em relação à postura adotada no fim de 2025, quando o próprio Trump havia desaconselhado voos na região e classificado o espaço aéreo venezuelano como fechado, alegando preocupações com segurança.

Desde 2019, voos comerciais diretos entre os Estados Unidos e a Venezuela estavam suspensos, após o agravamento da crise política e o rompimento das relações diplomáticas entre os países.

Interesse econômico e setor petrolífero


Durante o anúncio, Trump também declarou que grandes companhias petrolíferas estariam se deslocando para a Venezuela para avaliar áreas de investimento. Segundo ele, a retomada das operações pode gerar riqueza tanto para a economia venezuelana quanto para os Estados Unidos.

O presidente não detalhou prazos para a normalização total das rotas aéreas nem informou quais companhias poderão operar inicialmente.

Trump afirmou ainda que as relações entre os dois países têm se mostrado “muito sólidas” desde que Delcy Rodríguez assumiu o comando do governo venezuelano. A reabertura do espaço aéreo ocorre menos de um mês após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro, em uma operação militar norte-americana realizada no início de janeiro de 2026.

Apesar do anúncio, órgãos do governo dos EUA ainda mantêm alertas de viagem para a Venezuela, e novas orientações devem ser divulgadas nos próximos dias.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *