O governo dos Estados Unidos reafirmaram nesta quinta-feira (10) o suporte ao esforço do Brasil para aderir à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conforme compromisso firmado entre os dois países, após encontro de Jair Bolsonaro e Donald Trump, nos EUA.
O presidente norte-americano, Donald Trump, publicou em sua conta no Twitter que o anúncio feito em março, durante visita de Jair Bolsonaro à Casa Branca, deixa clara a posição de apoio dos Estados Unidos ao ingresso do Brasil na organização. Em maio, o governo de Trump anunciou apoio oficial à investida brasileira.
O secretário-geral adjunto da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ludger Schuknecht, procurou amenizar as notícias sobre uma possível falta de apoio dos Estados Unidos ao ingresso do Brasil ao grupo econômico. “Os EUA têm uma posição clara de apoiar o ingresso do Brasil na OCDE. Não tenho informações de uma mudança nessa posição”, disse nesta quinta a jornalistas, após participar do Fórum de Investimentos Brasil 2019.
Mais cedo, a agência de notícias Bloomberg revelou uma carta em que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se posicionou a favor da entrada da Argentina e da Romênia no grupo, sem citar o apoio ao Brasil.