Sem apresentar evidências, o presidente dos Estados Unidos afirmou que pode haver fraude na votação por correio. A data das eleições presidenciais é 3 de novembro.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, levantou nesta quinta-feira (30) a possibilidade de adiar as eleições presidenciais, marcadas para o dia 3 de novembro, apesar da data estar na Constituição do país. O presidente, sozinho, não pode adiar as eleições –para isso, seria preciso autorização do Congresso.
Sem apresentar evidências, ele repetiu o argumento de que pode haver fraude na votação por correio, e então afirmou: “Adiar as eleições até que as pessoas possam votar com segurança?”.
A sugestão de adiar as eleições foi anunciada no mesmmo dia em foi apontada a queda de 32% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre deste ano, Donald Trump decidiu atacar o processo eleitoral do país, diante da derrota quase certa.
Trump tem procurado cada vez mais questionar as eleições de novembro e o aumento esperado nas votações por correspondência, como consequência da pandemia de coronavírus. Trump chamou as opções de votação remota o “maior risco” para sua reeleição. Sua campanha e o Partido Republicano entraram na Justiça para combater a prática.
No mês passado, Trump disse aos apoiadores no Arizona que “esta será, na minha opinião, a eleição mais corrupta da história do nosso país”.