Portal Você Online

Ucrânia convida mães de soldados russos capturados a buscar filhos

Ucrânia prende soldados russos que entraram 'por acidente' no país | VEJA

O Exército ucraniano convidou, nesta quarta-feira (2), as mães dos soldados russos capturados a irem buscá-los na Ucrânia, no sétimo dia da invasão lançada por Moscou, durante a qual afirma ter feito dezenas de prisioneiros.

“Foi decidido entregar os soldados russos capturados às suas mães, se elas vierem buscá-los na Ucrânia, em Kiev”, disse o Ministério ucraniano da Defesa em um comunicado.

A Ucrânia afirma ter capturado dezenas de soldados russos, e há imagens publicadas por telefones celulares mostrando assustados jovens uniformizados, sem suas armas.

Segundo o site russo Новая газета (Nova Gazeta, em português), conhecido por sua cobertura crítica, investigativa e independente, ouviu mães de adolescentes de pequenas cidades rurais russas que tiveram filhos enviados para a tal “operação especial” de Putin – é proibido falar guerra na imprensa russa.

Segundo reportagem publicada hoje (2), uma mãe Lyudmila relata que o filho, Ozerny Maxim Khanygin, ‘tinha segurado a metralhadora por duas vezes apenas’.

“Ele fazia aniversário no dia 25 de fevereiro, como não ligou, procurei saber do comissariado que informou que ele foi morto na operação no último dia 24, véspera do aniversário. O irmão dele já foi chamado para ir para o Exército”, disse a mãe desolada.

Na matéria, a família espera pelo corpo para enterrar no cemitério da cidade. Fotos mostram a cova aberta, mas as autoridades não informam quando chegará – leia matéria completa em https://novayagazeta.ru/articles/2022/03/02/pokhoronka-est-mogilu-vykopali-a-telo-ne-privezli.

Túmulo para Maxim Khanygin. Foto: Nadezhda Andreeva / Novaya Gazeta

Linha direta

Kiev tenta sensibilizar a opinião pública russa sobre a invasão, abrindo uma linha telefônica para os pais ligarem para perguntar sobre o destino de seus filhos no “front” de batalha e descobrir se estão mortos, ou se foram capturados.

O Ministério da Defesa da Ucrânia dispõe de linhas telefônicas e outros canais, pelos quais recebe informações sobre russos capturados, e disse que as mães serão recebidas na capital, se quiserem procurar seus filhos.

“Vocês serão recebidas e levadas para onde seus filhos serão devolvidos a você”, prometeu o Ministério.

“Ao contrário dos fascistas de Putin, nós, ucranianos, não estamos travando uma guerra contra as mães e seus filhos capturados”, frisou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *