
A Ucrânia recebeu mais unidades do veículo aéreo não tripulado (UAV ou drone) turco Baykar Bayraktar TB2. A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov.
Os drones turcos entraram em combate nas primeiras horas da invasão lançada pela Rússia e tem tido bom desempenho na destruição de tanques russos. O equipamento é orgulho da Turquia e tem baixo custo.
Devido ao conflito na Ucrânia e o espaço aéreo do país estar fechado, os turcos entregaram os UAV na Polônia, que faz fronteira com o território ucraniano.
Antes do conflito com os russos, a Ucrânia operava seis unidades do drone militar turco, mas devido à alta demanda do combate se fez necessário a aquisição de mais unidades.
Segundo a Ucrânia, o TB2 tem tido alguns sucessos em ataques a comboios russos, alguns vídeos que circulam pela internet parecem mostrar as ações com êxito do drone (veja no vídeo abaixo).
O Bayraktar TB2 tem uma envergadura de 12 metros, um comprimento de 6,2 metros, um teto operacional de 30.000 pés e uma autonomia de 24 horas.
Contudo, os ucranianos também estão sofrendo baixas. Perdas de ambos os lados sejam de equipamentos e soldados, estão ocorrendo. Porém, cada lado divulga informações afirmando seu ponto de vista e negando as declarações do outro.


