
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está com processo seletivo aberto para refugiados, apátridas, solicitantes de refúgio, portadores de visto humanitário e imigrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
São 218 vagas gratuitas para cursos de graduação, distribuídas entre Manaus (146 vagas) e o interior do estado, nas cidades de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins (72 vagas).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 18 de agosto, exclusivamente pelo site da Ufam: https://psconcursos.ufam.edu.br/.
A prova objetiva será aplicada no dia 14 de setembro e terá caráter eliminatório e classificatório. O processo seletivo é realizado em língua portuguesa.
O edital (nº 08/2025-GR) detalha os requisitos, documentação necessária e cronograma do Processo Seletivo Especial para Ingresso de Refugiados, Solicitantes de Refúgio, Apátridas, Portadores de Visto Humanitário e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade (PSERef 2026).
Criada em 2024, essa modalidade de ingresso busca garantir o acesso ao ensino superior para grupos historicamente vulnerabilizados por motivos de origem, condição econômica ou estatuto político.
Em julho de 2025, a Ufam ampliou as vagas para incluir imigrantes em situação socioeconômica vulnerável, reforçando o compromisso da instituição com direitos humanos e inclusão social.